Mês de maio fecha sem mortes em ruas e avenidas de Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

19 de junho de 2019

Mogi das Cruzes não registrou mortes em acidentes de trânsito em vias municipais durante o mês de maio. De acordo com os dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado, apenas um óbito em acidente de trânsito durante o último mês aconteceu no município, em uma ocorrência registrada na rodovia Mogi-Dutra. Os dados divulgados nesta quarta-feira (19/06) mantêm a tendência de queda no número de mortes no trânsito da cidade nos últimos meses.

No acumulado deste ano, aconteceram 26 mortes em acidentes de trânsito em Mogi das Cruzes. O número é 18,75% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando aconteceram 32 acidentes fatais. O índice de redução de casos também evoluiu com relação a abril, quando a comparação no acumulado do ano com 2018 mostrava diminuição de 10,7%.

“Está sendo realizado um trabalho integrado na busca por um trânsito mais seguro e humano em Mogi das Cruzes. Esta ação vai desde a criação do Comitê de Segurança Viária até ações de sinalização, fiscalização e educação para o trânsito, que são adotadas com base nos dados do Infosiga e estudos desenvolvidos pela secretaria. O objetivo de todo este trabalho é salvar vidas”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que nesta terça-feira (18/06), participou do lançamento do programa Respeito à Vida, no Palácio dos Bandeirantes.

O secretário lembrou ainda que durante o último mês foi realizada uma série de ações para valorizar a segurança viária em Mogi das Cruzes, dentro do Movimento Maio Amarelo. As ações impactaram cerca de 200 mil pessoas, de forma direta ou indireta. “O fato de nenhuma morte em acidente de trânsito ter ocorrido nas ruas e avenidas de Mogi das Cruzes durante o mês de maio coroa as ações desenvolvidas durante o Maio Amarelo e mostra que o trabalho de prevenção, conscientização, engenharia de tráfego e sinalização está sendo bem feito”, disse José Luiz.

Entre os destaques da programação desenvolvida durante o mês de maio, duas atividades foram inéditas em Mogi das Cruzes e tiveram boa aceitação pela população. Dois ônibus caracterizados com a cor, o logo e o slogan da campanha percorreram linhas do sistema de transporte coletivo. Além disso, agentes municipais de trânsito estiveram em ônibus municipais orientando os passageiros sobre o comportamento seguro no trânsito, com foco principal no pedestre.

A Escola Mirim de Trânsito também realizou atividades no Largo do Rosário, com ações abertas a alunos de escolas municipais e a crianças que passaram pelo local. Cruzamentos com grande movimentação de pessoas também receberam atividades de orientação a motoristas e pedestres, com faixas e distribuição de materiais.

As palestras foram outro ponto alto das atividades. Entre os destaques esteve a ação comandada pelo coordenador do Paradesporto e bicampeão paralímpico de bocha adaptada, Dirceu José Pinto com motoristas do transporte coletivo e operadores do sistema de estacionamento controlado sobre o atendimento a pessoas com deficiência. Outro destaque foi a palestra com moradores da Vila Dignidade sobre comportamento seguro no trânsito.

Além das ações voltadas à educação para o trânsito, a Prefeitura vem realizando serviços de engenharia de tráfego buscando a melhoria na segurança viária. Um destes trabalhos é o de sinalização que está abrangendo 76 quilômetros de ruas e avenidas, dentro de um convênio com o Detran. As vias que estão recebendo estes serviços foram definidas de acordo com estudos referentes a acidentes com vítimas. Entre as vias beneficiadas estão toda a extensão da Via Perimetral e as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Francisco Ferreira Lopes e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. O convênio com o Detran também prevê 58 rampas acessíveis, 3 cruzamentos semaforizados, 45 travessias iluminadas, lombofaixa e readequação geométrica em vias. (Luiz Maritan)