Mogi aguarda remessa de novas doses de vacina contra a gripe

06 de abril de 2020

Mogi das Cruzes aguarda o envio de novas remessas da vacina contra a gripe pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado. Algumas unidades de saúde da cidade ainda têm pequenos estoques.

Por conta dos baixos estoques, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente a vacinação drive-thru no Pró-Hiper. "Assim que recebermos reposição de doses, o esquema será retomado e amplamente informado pelos meios oficiais de comunicação", informou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. Até o dia 15 de abril, a vacina contra gripe estará disponível nos postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família para pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e das forças de segurança. A partir do dia 16 novos grupos serão contemplados.

Em todos os locais foram adotadas estratégias especiais para evitar aglomerações e manter as pessoas em distâncias seguras. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo SIS 160.

Balanço

Mogi das Cruzes aplicou 52.027 doses de vacina contra a gripe. Deste total, 39.616 imunizados são idosos (mais de 90% da cobertura vacinal para o grupo); 10.389 profissionais de saúde e 336 profissionais das forças de segurança..

Embora a vacina contra a gripe não proteja contra o novo coronavírus, os indivíduos com mais de 60 anos estão sendo atendidos nas datas iniciais porque estudos mostram que são mais suscetíveis às doenças respiratórias e suas possíveis complicações. A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe da Covid-19, ou seja, se a pessoa recebeu a dose de combate à gripe e, mesmo assim, apresentar sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza, o que pode ajudar o médico na solicitação de um exame para verificar a presença do novo coronavírus.