Mogi das Cruzes alcança 6,8 no IDEB, a maior nota de sua história

03 de setembro de 2018
Educadores do Alto Tietê podem inscrever suas práticas de sucesso para serem apresentadas no Seminário, além de fazer parte de um banco de dados com trabalhos de todo o Brasil. (Foto: Guilherme Be . . .

A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes alcançou o maior resultado de sua história no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade da educação básica. As escolas municipais alcançaram a nota 6,8, superando o índice anterior de 2015 que era de 6,3 e também a meta estipulada para 2021, prevista para 6,6. Mogi também supera a média nacional que ficou em 5,8 e a estadual, que ficou em 6,5. O índice é resultado da Prova Brasil, realizada em 2017 por alunos do 5º ano do ensino fundamental.

A rede municipal de ensino é responsável pelo atendimento de 46.139 alunos. São 205 unidades escolares, destas 141 atendem alunos em período integral. “A educação é fundamental na transformação do País. Alcançamos a maior nota de nossa história, resultado de todo o trabalho e investimento em educação, programas como o período integral e o empenho e dedicação das equipes e alunos da rede municipal de ensino. Superamos a meta prevista para 2021, uma grande conquista para cidade e um grande passo para o desenvolvimento de nossa cidade”, destacou o prefeito Marcus Melo.

No Alto Tietê, Mogi das Cruzes registrou a maior nota da região, ao lado de Arujá que também alcançou 6,8. O município também se destaca entre as capitais brasileiras, apenas seis alcançaram notas iguais ou superiores a 6,0. O índice registrado mogiano se iguala somente à Teresina, no Piauí, maior nota dentre as capitais e que alcançou a mesma nota mogiana.

O ano de 2017 foi marcado na rede municipal de ensino pela inovação e investimento em tecnologia, como a Carteirinha de Identificação Estudantil e a entrega de 1,2 mil tablets e chromebooks para as escolas municipais. Para a secretária de Educação, Juliana Guedes, os avanços permitiram que a rede municipal apresentasse este índice histórico. “Fizemos uma mudança na forma de trabalhar com a padronização dos materiais e novas metodologias com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino oferecida às nossas crianças”, avaliou.

Além da padronização do material do ensino fundamental, a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes elaborou um material didático base também para a educação infantil, o IBA – Interagir, Brincar & Aprender, produzido por educadores da rede municipal de ensino. Os livros são voltados para alunos de três a cinco anos de idade. A meta é alfabetizar os alunos até os seis anos de idade.

A Secretaria de Educação desenvolve ainda uma avaliação própria, que recebeu o nome de Aprendi – Avaliação Municipal das Aprendizagens, elaborada pela equipe do Departamento Pedagógico da Secretaria. É aplicada duas vezes ao ano para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados da Aprendi auxiliam no desenvolvimento de ações para aprimorar a qualidade de ensino oferecida aos estudantes.

Os próximos passos do município para continuar avançando no IDEB passarão pelo programa Formar, uma parceria com a Fundação Lemann. Mogi das Cruzes foi um dos cinco municípios selecionados no primeiro semestre de 2018 para a iniciativa, que tem como objetivo final a melhoria da aprendizagem dos alunos. Ao todo o programa atende 22 redes de ensino em todo o País. (Kelli Correa Brito)