Mogi das Cruzes é certificada como Cidade Laço Amarelo no encerramento da Semana do Trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana

25 de setembro de 2018

A cidade de Mogi das Cruzes recebeu nesta terça-feira (25/09) o certificado Cidade Laço Amarelo, concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária como um reconhecimento pelo investimento da Prefeitura na busca por um trânsito mais seguro. A certificação aconteceu durante o evento de encerramento das atividades da Semana Nacional do Trânsito, na escola municipal Maria Aparecida de Faria, na Vila Jundiaí.

“A Prefeitura realiza um trabalho contínuo buscando a melhoria na segurança viária da cidade, com a diminuição no número de acidentes e mortes. É um trabalho integrado, com ações voltadas à conscientização e também à educação, como o Projeto Escola, que foi realizado nesta região”, afirmou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

A escola municipal Maria Aparecida de Faria faz parte do núcleo que recebeu as atividades do Projeto Escola durante a semana. Nesta etapa, também foram atendidas a escola municipal Professora Maria Luíza Menezes da Fonseca e a escola estadual Engenheiro Cláudio Abrahão, totalizando cerca de 1,9 mil alunos. As diretoras das três unidades participaram do evento de encerramento da Semana Nacional do Trânsito.

Os estudantes das três escolas assistiram a palestras ministradas por agentes municipais de trânsito e de atividades na Escola Mirim de Trânsito, que foi deslocada até as unidades de ensino. Além disso, eles também puderam acompanhar a implantação de sinalização nas proximidades das escolas. O objetivo é que as crianças entendam a sinalização e a importância do respeito, além de se sentir parte do processo.

“Temos de começar pela base, que é educar as nossas crianças. Por isso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está de parabéns pelo trabalho realizado. E é importante que a ação não aconteça somente durante a semana, mas o ano inteiro”, afirmou Wagner Baeza, que representou o Observatório Nacional de Segurança Viária na cerimônia.

O Observatório Nacional de Segurança Viária é uma instituição social sem fins lucrativos dedicada a desenvolver ações que contribuam para a diminuição dos índices de acidentes no trânsito no Brasil. Entre as cidades já certificadas estão Hortolândia, Indaiatuba, Natal, Paulínia, Sorocaba, Balneário Camburiú, Campina Grande, Coronel Fabriciano, Santa Cruz do Rio Pardo e Xanxerê.

Outra ação realizada pela Prefeitura na região foi a implantação de uma lombofaixa na avenida Anchieta. “Foi identificado um ponto que é bastante utilizado pelos alunos e pais para ir ou voltar das escolas e que tinha uma travessia difícil. Com a medida, deveremos proporcionar mais segurança para os pedestres”, afirmou José Luiz.

Semana Nacional do Trânsito

Durante o evento desta terça-feira, o secretário também apresentou os resultados do trabalho realizado durante a Semana Nacional do Trânsito. Travessias de pedestres com grande movimentação de pessoas e veículos receberam a legenda “Olhe” e setas nas faixas, ampliando a segurança de quem transita a pé. Nos mesmos pontos, foram realizadas ações de orientação com faixas e a “Multa Legal”, que reconhece os motoristas que cumprem a legislação. Cerca de 1.200 multas legais foram entregues durante a semana.

Outra ação foi a Operação Cavalo de Aço, para os motociclistas. O trabalho foi realizado em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar na terça-feira (18/09), em diversos pontos da cidade. Foram entregues 70 antenas “Corta Pipas” e 160 panfletos de orientação.

Já na noite de sexta-feira (21/09), com a simulação de acidente na praça Norival Tavares. O trabalho teve a participação da Secretaria de Transportes, Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar e do Detran, com o objetivo de alertar os jovens sobre os perigos de dirigir após beber. Durante esta ação, foram entregues 500 porta-copos e 200 folders em bares da região.

A Semana Nacional do Trânsito também contou com a Escola Mirim de Trânsito montada no Largo do Rosário, que atendeu cerca de 500 crianças de escolas da região central da cidade. Além disso, 20 funcionários da Secretaria Municipal de Transportes, Semae, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros participaram de um curso de capacitação sobre sinalização na cidade de Sumaré. A atividade foi realizada em parceria com a empresa 3M.

Mais informações sobre as atividades de educação para o trânsito desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Transportes podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142. (Luiz Maritan)