Mogi das Cruzes recebe curso inédito em produção de vidro na ETEC Presidente Vargas

Gabinete

16 de fevereiro de 2018

Mogi das Cruzes é a primeira cidade no Brasil a receber um curso técnico em produção de vidro, por meio de um convênio entre uma instituição pública e a iniciativa privada. O prefeito Marcus Melo participou na noite desta quinta-feira (15/02) da aula inaugural do curso, que será oferecido ETEC Presidente Vargas, na Vila Sud Menucci e é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a indústria Nadir Figueiredo.

Melo destacou a possibilidade de novos cursos serem oferecidos no município, resultado de uma reunião com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. “Conversamos com a diretora Laura Laganá sobre cursos que poderiam ser oferecidos na cidade. A dirigente de ensino Rosania Morroni fará uma pesquisa junto a todas as escolas de ensino médio e a Prefeitura também consultará as empresas sobre suas demandas”, disse.

O curso técnico em produção de vidro é oferecido inicialmente para uma turma de 40 alunos. Os professores do Centro Paula Souza, Mauro Akerman e Luciano Carbone, que integraram a equipe do professor José Antonio Castro Bartelega, apresentaram o conteúdo técnico do curso. O professor e membro do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), Marcelo Nalin, falou sobre o histórico da elaboração do curso.

A expectativa é de que o curso seja referência para outras cidades. “Que este seja o celeiro dos novos profissionais dessa indústria na região e esta experiência seja replicada em outras unidades do Estado de São Paulo e pelo Brasil afora”, disse Patrício Taborda de Figueiredo, presidente da Nadir Figueiredo, que esteve acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da empresa, Morvan Figueiredo de Paula e Silva.

O prefeito comentou sobre a importância da parceria entre órgãos públicos e a iniciativa privada. “Essa é uma prática comum nos Estados Unidos e que podemos adotar no Brasil. Poder público e iniciativa privada sentando na mesma mesa e conversando sobre o que nós podemos construir juntos. Parabéns a todos e aos alunos, que esse curso possa ser espelho para outras cidades”, disse.

Para a realização do curso, a empresa reformou os laboratórios de mecânica e de química foram reformados e implantou um laboratório específico para o curso técnico em produção de vidro, que recebeu o nome do Dr. Francisco Spino de Gregório. “Esperamos que as expectativas dos alunos sejam atendidas. É uma parceria que deu certo de forma concreta”, avaliou a diretora da ETEC, Merioni Martins Mussolari.

Participaram do evento o presidente da ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro), Leopoldo Garces Castiella e o superintendente da instituição, Lucien Bernard Mulder Belmont. (Kelli Correa Brito)