Mogi participa de Encontro de Vigilância Sociassistencial nesta terça-feira

Secretaria de Assistência Social

18 de setembro de 2018

Mogi das Cruzes participa nesta terça-feira (18/09) do 2º Encontro de Vigilância Socioassistencial com o tema “O lugar da Vigilância Socioassistencial: Construção de Práticas de Garantia de Direitos no Alto Tietê”, que acontecerá no município de Suzano, no Teatro Municipal Armando de Ré das 8h às 16h30. Além de técnicos e autoridades do Alto Tietê, o evento deve contar com a presença de representantes dos Governos Estadual e Federal.

O 2º Encontro de Vigilância Socioassistencial é uma iniciativa do Coletivo de Vigilância, composto por profissionais das gestões da Política de Assistência Social dos 10 municípios da Região, responsáveis pela Vigilância Socioasssitencial e pela Diretoria Regional de Assistência Social e Desenvolvimento Social – Drads.

“A Vigilância Socioassistencial tem uma função estratégica na condução da Política de Assistência Social com a produção e sistematização e informações territorializadas, de modo a contribuir com a avalição e planejamento dos serviços socioassistencias e planejamento do Órgão Gestor para definição de suas ações. Abrir um espaço para discutir o tema regionalmente com a presença do Estado e Governo Federal é de fundamental importância para a troca de experiências”, explica Adriana Ferreira dos Santos, assistente social e técnica da Vigilância Socioassistencial da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O 1º Encontro de Vigilância ocorreu no ano passado e foi sediado pelo município de Mogi das Cruzes. O 2º Encontro de Vigilância Socioassistencial tem como objetivo debater acerca do processo de trabalho da Vigilância Socioassistencial na Região e, sobretudo, propiciar a troca de experiências e conhecimentos nesta área, que é estratégica para o planejamento e a condução da Política de Assistência Social.

No período da manhã, o encontro apresentará um balanço dos trabalhos realizados pelo Coletivo de Vigilância Socioassistencial e o anúncio de um Protocolo de Intenção e Compromisso de Implantação e Manutenção da Vigilância Socioassistencial nos municípios do Alto Tietê. Ainda no período da manhã, será realizada a palestra “O lugar da Vigilância Socioasssitencial no trabalho do SUAS”, com a palestrante convidada Dirce Koga, assistente social, docente e pesquisadora.

No período da tarde, está programada a apresentação de experiências e propostas de Vigilância Socioassistencial dos municípios do Alto Tietê. Mogi das Cruzes apresentará a experiência “Diálogos com os Centros de Referência de Assistência Social”, iniciativa para ampliar os espaços de troca e reflexão sobre dados produzidos pela Vigilância Socioassistencial com os CRAS, propiciar maior apropriação por parte dos trabalhadores, bem como avaliar a utilização e impacto nos processos de trabalho e, consequente, junto à população atendida.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a estruturação da Vigilância Socioassistencial em 2013 e, neste período, diversas estratégias foram utilizadas para implantação e implementação desta área de modo a cumprir suas responsabilidades, estando dividida em: Sistema de Informação e Monitoramento e Avaliação. Atualmente o trabalho desenvolvido pelo setor encontra-se consolidado, entretanto a equipe vem buscando o aprimoramento de suas ações.

O Setor de Vigilância Socioassistencial - Sistema de Informação desenvolve uma série de ações que visam cumprir suas atribuições, a prática apresentada busca avaliar de que forma as equipes estão utilizando as informações produzidas em seus processos de trabalho e o impacto à população. “Para além de produzir informações, gráficos, sistemas, é necessário que estas informações façam sentido para as equipes e, especialmente, que elas possam representar possibilidade de avaliação e redirecionamento do trabalho junto à população”, acrescenta Adriana.