Mogi participa de projeto internacional que valoriza a urbanização sustentável

Secretaria de Urbanismo

17 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, participou na quinta-feira (13/09), em São Paulo, de uma reunião em que representou Mogi das Cruzes no endosso de um projeto internacional para que cidades ao redor do mundo tenham ruas mais seguras, sustentáveis, habitáveis e saudáveis. O projeto nasceu na entidade norte-americana Bloomberg Philanthropies, com sede em Nova York, e vem sendo divulgada no mundo por duas organizações, a Global Designing Cities Initiative (GDCI) e a National Association of City Transportation Officials (NACTO).

Rodrigues explica que, a partir das experiências de transformação urbana e de mobilidade de Nova York, estas organizações, em conjunto com especialistas de cidades de todo o mundo, ajudaram a desenvolver um guia global de desenho de ruas, reconhecendo os municípios como locais para as pessoas: “Ate então este guia estava disponível somente em inglês, mas na reunião desta semana tivemos o lançamento da versão em português. O projeto busca inspirar líderes, orientar profissionais e capacitar comunidades para perceber o potencial do espaço público, a partir de pontos como incremento da segurança, da qualidade ambiental, do desenvolvimento econômico, da saúde pública e qualidade de vida como um todo”, comenta o secretário.

Ele fez uma viagem de estudos aos Estados Unidos em 2017 e iniciou os contatos para que Mogi das Cruzes ingressasse no seleto grupo de cidades que apoiam este processo. A ida do prefeito Marcus Melo a Washington, no ano passado, contribuiu para o amadurecimento do trabalho. Além de Mogi, já aderiram ao projeto cidades como Nova York, Los Angeles, Chicago, São Francisco, Auckland, Buenos Aires, Bogotá, Melbourne, Sidney, Toronto, Cidade do Cabo e Manila

Especificamente no Brasil, já existem oito adesões, com Mogi figurando ao lado das capitais como Curitiba, Manaus, Recife, Teresina, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. “Sem dúvida Mogi sai na frente, e é um incentivo para que mais cidades brasileiras endossem o projeto e pensem no desenvolvimento urbano sustentavel. A partir dessa adesão, Mogi passa a privilegiar cada vez mais a relação do cidadão com seu território: no desenvolvimento equilibrado, reconhecendo os nossos ativos ambientais, como a Serra do Itapeti, a Serra do Mar e o Rio Tietê. Além disso, as pessoas estarão cada vez mais usufruindo e vivendo a cidade em um ambiente construído que será levado a um novo patamar de qualidade ambiental”, finaliza o secretário de Planejamento. (Marco Aurélio Sobreiro)