Gabinete
Os mogianos aprovam os serviços oferecidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Cezar de Souza, mas não utilizam a Carta de Serviços para fazer as solicitações. Essas foram as principais conclusões da pesquisa realizada pela Ouvidoria Móvel na unidade entre os dias 6 e 10 de março.
O Cras de Cezar de Souza atende o Jardim Bela Vista, a Vila Nova Aparecida e Cezar de Souza, oferecendo atendimento e acesso a programas sociais. A pesquisa mostrou que 71,4% dos ouvidos atribuiu nota 9 e 10 ao Cras, com 23,2% dando nota 7 e 8 ao equipamento. Declararam-se satisfeitos com o atendimento na unidade 86 dos usuários, contra 14% que disseram não estar satisfeitos.
A pesquisa mostrou ainda que 82,1% dos entrevistados tiveram seu pedido resolvido, contra 17,9% que responderam não. Quando o quesito avaliado foi a agilidade, 62,5% disseram que o tempo de espera foi imediato, com 32,1% que esperaram até meia-hora e 5,4% que aguardaram até uma hora.
A questão que deve ser melhorada é o acesso à Carta de Serviços. A pesquisa mostrou que 92,9% dos entrevistados não conhece o sistema adotado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde o dia 31 de janeiro deste ano, que reúne 540 serviços no portal www.mogidascruzes.sp.gov.br. Apenas 7,1% sabem do funcionamento da Carta de Serviços.
O secretário municipal de Gabinete, José Luiz Freire de Almeida, responsável pela Ouvidoria Geral do Município, explica que a Ouvidoria Móvel tem como objetivo identificar os pontos positivos e negativos dos equipamentos públicos, buscando soluções para que a qualidade dos serviços seja cada vez melhor.
Desde que foi criada, no início deste ano, a Ouvidoria Móvel já esteve na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Oropó e no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Braz Cubas, além do Cras de Cezar de Souza. Outros equipamentos serão avaliados pelos cidadãos por meio deste tipo de pesquisa. (Marco Aurélio Sobreiro)