Novas creches e Cempre em Jundiapeba atenderão mais de 1,2 mil alunos

17 de setembro de 2018

O prefeito Marcus Melo assinou na manhã desta segunda-feira (17/09), na Rua Augusto Regueiro com rua Laurindo Pereira, as ordens de serviço para o início das obras de duas novas creches e um Cempre em Jundiapeba. As três novas unidades atenderão 1.230 alunos e serão construídas no mesmo quarteirão. O investimento total será de mais de R$ 13,3 milhões.

O terreno foi adquirido pelo município em 2009 e receberia inicialmente uma nova escola estadual. “Retomamos esse imóvel para a cidade e estudamos com a Secretaria de Educação quais as demandas que ainda tínhamos em Jundiapeba. Ainda prevalecia o pedido para educação infantil e também para o ensino fundamental porque Jundiapeba cresceu muito por conta de todos os investimentos que a cidade fez no bairro”, destacou o prefeito.

As duas novas creches seguem o novo modelo arquitetônico, que já está em obras no Mogi Moderno e conta com 10 soluções sustentáveis e a ampliação do atendimento, passando a atender 195 alunos em cada prédio. Cada escola terá 895 m2 de área construída. O novo Cempre será o terceiro no distrito e tem capacidade para 840 alunos. A unidade terá 12 salas de aula, biblioteca multimídia, sala de informática, salas de apoio, além de auditório e ginásio poliesportivo.

“Estamos criando aqui um complexo educacional para que consigamos atende um maior número de crianças. Em Jundiapeba, temos uma demanda crescente com as novas construções. Temos uma escola que funciona atualmente em um prédio alugado, a EM Prof. João Gualberto Mafra Machado e vamos fazer um ajuste de demanda”, destacou a secretária de Educação, Juliana Guedes.

O prefeito destacou os avanços e nota histórica conquistada pela cidade no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade da educação básica. “São equipamentos que vão complementar ainda mais a educação da cidade, que conseguiu conquistar a nota de 6,8 no último IDEB e os espaços adequados e os investimentos na educação são conquistas para toda a cidade”, disse Melo.

As creches terão prazo de obras de 12 meses e o Cempre será construído em 18 meses. O secretário de Obras, Walter Zago Ujvari, destacou a economia conquistada no processo licitatório das obras. “Economizamos R$ 1,5 milhão nas creches e R$ 1,8 milhão nas creches. Foram ao total R$ 3,3 milhões de economia. Os projetos executivos já estão prontos”, disse. A empresa Demax foi a vencedora da licitação para a construção das três unidades.

Participaram da assinatura da ordem de serviço, o presidente da Câmara, Pedro Komura e os secretários de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes e de Cultura, Mateus Sartori. Nesta quinta-feira (20/09) serão apresentadas as obras da creche do Jardim Universo, que será construída na rua Pref. Sebastião Cascardo (fundos da EM Profª Apparecida Ferreira Cursino). Esta unidade atenderá 137 alunos, devido a adequações no terreno. (Kelli Correa Brito)