Novo projeto vai reforçar o trabalho de apoio às vítimas do câncer de mama na cidade

Fundo Social

08 de outubro de 2018

Mogi das Cruzes está prestes a receber mais um projeto que soma ao trabalho de prevenção e combate ao câncer de na cidade. É o projeto Mamas do Amor, uma ação de iniciativa da advogada Fernanda Chahin Bali de Aguiar, que será trazida à cidade por meio de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

O anúncio foi feito pela presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade, Karin Melo, durante o lançamento da campanha Mogi+Rosa, que é o braço municipal da campanha internacional Outubro Rosa.

O projeto Mamas do Amor se baseia na confecção de mamas externas a base de alpiste e meias 3/4, que são doadas para mulheres que foram mastectomizadas e não se submeteram à cirurgia de reconstrução mamária, ou tiveram de retirar a ou as próteses em razão de rejeição. Elas servem, portanto, como um estímulo à autoestima para mulheres que passaram por tratamento oncológico derivado do câncer de mama.

No dia 19 deste mês terá início a capacitação com os voluntários do programa Família Solidária, que ficarão responsáveis pela confecção das mamas, em diversos tamanhos. A capacitação acontecerá na recém-inaugurada Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI). Depois de prontas, as mamas serão disponibilizadas para doação, em local ainda a ser definido.

Durante a cerimônia de lançamento do Mogi+Rosa, foi exibido um vídeo com a idealizadora do projeto, em que ela anuncia e agradece pela parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. “Obrigada pela parceria maravilhosa”, destaca.

“Boas ideias servem para que a gente possa se inspirar e copiar. Este é um projeto admirável, que com muita alegria traremos agora à cidade, com o apoio dos nossos voluntários do programa Família Solidária. É mais uma ação em que estendemos a mão para mulheres que estão batalhando contra o câncer”, pontuou Karin.

Ainda durante a cerimônia de lançamento da campanha Mogi+Rosa, pacientes já beneficiadas pelo projeto Cabelegria marcaram presença e foram presenteadas com kits da Vult Cosméticos, que é parceira do Fundo Social, pela presidente do órgão, Karin Melo. Receberam os kits Flávia Renata da Silva, Elziana Maria da Silva, Tereza de Miranda da Fonseca e Rosiléia Pereira da Silva.

Vestir Rosa

Nesta segunda-feira (08/10) também foi dia de vestir rosa para os funcionários da Prefeitura de Mogi das Cruzes. E a presidente do Fundo Social, Karin Melo, acompanhada do prefeito, Marcus Melo, fez questão de visitar todos os andares do prédio-sede da Prefeitura, bem como Secretarias Municipais que funcionam em outras unidades, para tirar fotos com os funcionários que se engajaram na campanha.

A ação é simbólica e já tradicional na cidade. Ela representa a adesão e o apoio dos funcionários da Administração Municipal à campanha Mogi+Rosa, que se estenderá até o final do mês de outubro, com diversas ações em prol da prevenção e saúde da mulher.

Os locais visitados na manhã desta segunda-feira foram os quatro andares do prédio-sede da Prefeitura e as sedes do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Secretaria de Educação, prédio II da Prefeitura, Escola de Governo e Gestão, Secretaria de Saúde e Secretaria de Serviços Urbanos. (Lívia de Sá)