Novo projeto vai reforçar o trabalho de apoio às vítimas do câncer de mama na cidade

Fundo Social

08 de outubro de 2018
Funcionários da Prefeitura de Mogi das Cruzes se vestiram de rosa nesta segunda-feira, em apoio à campanha Mogi+Rosa, que foi lançada hoje (Ney Sarmento/ PMMC)

Mogi das Cruzes está prestes a receber mais um projeto que soma ao trabalho de prevenção e combate ao câncer de na cidade. É o projeto Mamas do Amor, uma ação de iniciativa da advogada Fernanda Chahin Bali de Aguiar, que será trazida à cidade por meio de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

O anúncio foi feito pela presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade, Karin Melo, durante o lançamento da campanha Mogi+Rosa, que é o braço municipal da campanha internacional Outubro Rosa.

O projeto Mamas do Amor se baseia na confecção de mamas externas a base de alpiste e meias 3/4, que são doadas para mulheres que foram mastectomizadas e não se submeteram à cirurgia de reconstrução mamária, ou tiveram de retirar a ou as próteses em razão de rejeição. Elas servem, portanto, como um estímulo à autoestima para mulheres que passaram por tratamento oncológico derivado do câncer de mama.

No dia 19 deste mês terá início a capacitação com os voluntários do programa Família Solidária, que ficarão responsáveis pela confecção das mamas, em diversos tamanhos. A capacitação acontecerá na recém-inaugurada Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI). Depois de prontas, as mamas serão disponibilizadas para doação, em local ainda a ser definido.

Durante a cerimônia de lançamento do Mogi+Rosa, foi exibido um vídeo com a idealizadora do projeto, em que ela anuncia e agradece pela parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. “Obrigada pela parceria maravilhosa”, destaca.

“Boas ideias servem para que a gente possa se inspirar e copiar. Este é um projeto admirável, que com muita alegria traremos agora à cidade, com o apoio dos nossos voluntários do programa Família Solidária. É mais uma ação em que estendemos a mão para mulheres que estão batalhando contra o câncer”, pontuou Karin.

Ainda durante a cerimônia de lançamento da campanha Mogi+Rosa, pacientes já beneficiadas pelo projeto Cabelegria marcaram presença e foram presenteadas com kits da Vult Cosméticos, que é parceira do Fundo Social, pela presidente do órgão, Karin Melo. Receberam os kits Flávia Renata da Silva, Elziana Maria da Silva, Tereza de Miranda da Fonseca e Rosiléia Pereira da Silva.

Vestir Rosa

Nesta segunda-feira (08/10) também foi dia de vestir rosa para os funcionários da Prefeitura de Mogi das Cruzes. E a presidente do Fundo Social, Karin Melo, acompanhada do prefeito, Marcus Melo, fez questão de visitar todos os andares do prédio-sede da Prefeitura, bem como Secretarias Municipais que funcionam em outras unidades, para tirar fotos com os funcionários que se engajaram na campanha.

A ação é simbólica e já tradicional na cidade. Ela representa a adesão e o apoio dos funcionários da Administração Municipal à campanha Mogi+Rosa, que se estenderá até o final do mês de outubro, com diversas ações em prol da prevenção e saúde da mulher.

Os locais visitados na manhã desta segunda-feira foram os quatro andares do prédio-sede da Prefeitura e as sedes do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Secretaria de Educação, prédio II da Prefeitura, Escola de Governo e Gestão, Secretaria de Saúde e Secretaria de Serviços Urbanos. (Lívia de Sá)