Número de alunos nas atividades do Parque da Cidade cresce em março

Secretaria de Esportes e Lazer

28 de março de 2017

O número de pessoas que frequenta as aulas gratuitas no Parque da Cidade vem crescendo a cada mês, consolidando o local como o principal polo para a prática de atividades físicas de Mogi das Cruzes. As atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer fecham o mês de março com 1.545 alunos inscritos, número 8,57% superior ao registrado em fevereiro.

O parque oferece aulas em 22 modalidades, com uma programação de atividades que atende todas as faixas etárias, desde crianças e jovens até idosos. Esta preocupação se reflete na distribuição dos frequentadores que participam das aulas durante toda a semana.

Na divisão por idades, as crianças e jovens, que compreendem a faixa etária de 5 a 20 anos, são 36,4% do total de frequentadores das aulas. Já os idosos, acima de 60 anos, correspondem a 18,1% do total. Os 45,5% restantes estão divididos nas faixas etárias entre 21 e 60 anos.

“O Parque da Cidade tem como sua principal característica ser um espaço de encontro e convivência para toda a família. Isso se reflete também na variedade de atividades que são oferecidas para a população, que vem participando de uma forma bastante positiva”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

O secretário lembrou ainda que os interessados em participar das aulas devem fazer suas inscrições na administração do próprio parque. Os interessados devem, no momento da inscrição, apresentar cópias da carteira de identidade e de um comprovante de endereço. Para os menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um dos pais ou responsável para assinatura da autorização para a frequência nas aulas.

Entre as modalidades desenvolvidas, estão com vagas disponíveis a capoeira, judô, karatê, vôlei e zumba. Para o restante das atividades, o interessado será incluído na lista de espera para ser contemplado em ampliações de vagas ou desistências. As convocações para novos participantes ficam disponíveis mensalmente no mural existente no espaço.

O Parque da Cidade tem 85 mil metros quadrados e fica no Parque Santana. Durante a semana, o Parque da Cidade está recebendo uma média de 2 mil visitantes por dia. Nos sábados e domingos, a frequência aumenta e varia entre 5.000 e 8.000 pessoas por dia.

O projeto do espaço foi desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake e conta com espelho de água cercado por palmeiras, praça de integração entre crianças e idosos, com playground e Academia da Terceira Idade (ATI), bosque com espécies nativas da região do Alto Tietê, orquidário e jardim de flores, com variedades produzidas em Mogi das Cruzes, além de teatro de arena para atividades culturais de artistas da cidade.

O Parque da Cidade tem entrada pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente à praça Deputado Paulo Kobayashi (Praça do Oito). Ele funciona todos os dias, das 7h às 19h. O telefone para informações sobre as aulas esportivas e agendamentos para utilização dos espaços do parque é o 4798-4087. (Luiz Maritan)