Obras da setorização de Braz Cubas interrompem abastecimento de água nesta quinta-feira (02/03)

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

01 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Nesta quinta-feira (02/03), o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) dará continuidade às obras de setorização do Distrito de Braz Cubas. Os trabalhos exigirão a interrupção do fornecimento de água da 0h às 17h, em 64 bairros (veja relação abaixo), além da Estrada Jinichi Shigueno, totalizando 60 mil ligações. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa e a previsão é que seja totalmente restabelecida na madrugada de sexta-feira (03/03).

"Nosso principal objetivo, com a setorização, é otimizar o uso de água e restringir futuros cortes de fornecimento necessários para manutenções a um número reduzido de bairros, e não mais a um grupo muito maior”, explica o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr. “Para melhorar o sistema, temos que fazer algumas interrupções. O resultado das obras será percebido por todos a médio prazo", completa.

Serão várias intervenções nesta quinta-feira, em Braz Cubas. Quatro delas de grande porte; na rua Max Grimberg, altura do número 190 (próximo à avenida Henrique Eroles); na esquina da rua Florêncio de Paiva com a avenida Paulista, e duas na rua José Cury Andere (altura dos 360 e 403, pontos próximos às avenidas Japão e Henrique Eroles).

Devido à paralisação no abastecimento, o Semae pede aos moradores que utilizem água de forma racional, reduzindo o tempo de banho, evitando lavar carros e quintais e combatendo o desperdício ao executar as tarefas domésticas indispensáveis como a lavagem de louças e roupas.

Quem possui caixa de água em casa não sentirá os efeitos da paralisação. Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do fornecimento de água, principalmente nos locais mais altos ou que trabalham por redes bombeadas, onde é necessário mais tempo para que o abastecimento seja normalizado.

A reservação de 200 litros diários para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para ao menos mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água da rua. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115 (Semae).

 

Projeto

Diversas intervenções na rede do Semae, em toda a cidade, estão previstas no programa de redução de perda de água e setorização.

A setorização de Braz Cubas é um investimento de R$ 9,4 milhões da autarquia para diminuição de perdas de água e melhor fiscalização do sistema. O projeto consiste na subdivisão da rede de distribuição em sistemas menores, chamadas de zonas de abastecimento e setores de controle, com operação independente e autônoma, com redução e controle de perdas no abastecimento, o que agiliza manutenções e facilita a identificação de vazamentos.

De 2014 a 2016, o Semae reduziu em R$ 9,4 milhões a despesa com água comprada da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), graças aos investimentos realizados pela autarquia nos últimos anos. A principal responsável pela economia de recursos foi exatamente a Setorização de Braz Cubas, que atualmente está com 74% dos serviços executados. (Julio Nogueira)

 

Bairros que serão afetados pela paralisação do abastecimento na quinta-feira (02/03):

Alto do Ipiranga

Alto Guaianazes

Alvorada

Braz Cubas

Caminho do Mar

Chácara Jafet

Cidade Jardim

Conjunto Habitacional São Sebastião

Conjunto Residencial Álvaro Bovolenta

Conjunto Residencial do Bosque

Conjunto Residencial Thaysa

Conjunto Residencial Vila da Prata

Conjunto Santo Ângelo

Jardim Aeroporto

Jardim Cecília

Jardim das Acácias

Jardim dos Amarais

Jardim Dra. Liliana

Jardim Esperança

Jardim Ivete

Jardim Lair I e II

Jardim Layr

Jardim Modelo

Jardim Nathalie (parte)

Jardim Planalto (parte)

Jardim Primavera

Jardim Rubi

Jardim Santa Tereza

Jardim Santos Dumont I

Jardim Universo

Loteamento Alvorada

Loteamento M Boigy

Loteamento Residencial Mirage

Parque Morumbi;

Parque Olímpico

Parque Santana

Porteira Preta

Residencial Novo Gama

Residencial Novo Horizonte

Residencial Santana

Vila Bela Flor

Vila Bernadotti

Vila Brasileira

Vila Cambuci

Vila Cardoso

Vila Cecília

Vila Cintra

Vila Cléo

Vila Eugênia

Vila Ipiranga

Vila Lavínia

Vila Melchizedec

Vila Mogi Moderno (parte ao lado da Vila Rei)

Vila Moraes

Vila Municipal

Vila Nova Cintra

Vila Paulista

Vila Pomar

Vila Progresso

Vila Rei

Vila Sagrado Coração de Maria

Vila São João;

Vila São Sebastião

Vila Vitória (parte)

Estrada Jinichi Shigueno