Ouvidoria registra 7.790 solicitações no primeiro semestre deste ano

Ouvidoria Geral

08 de julho de 2020
Mogianos podem registrar solicitações na Ouvidoria por meio de uma página no Facebook. Outra opção é o número de Whatsapp (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

A Ouvidoria Geral do município recebeu 7.790 solicitações nos seis primeiros meses deste ano (entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho), mantendo uma média superior a 70% de pedidos atendidos e solucionados. As principais demandas são das áreas de saúde, segurança, serviços urbanos e transporte (clique aqui para mais informações).

O ouvidor geral do município e chefe de gabinete, Romildo Campello, explica que nos últimos meses, devido à pandemia, a Ouvidoria foi muito procurada para informações sobre a doação de cestas básicas, mas lembra que o órgão manteve sua atuação tradicional – com solicitações de cidadãos referentes a serviços cotidianos do município: “As pessoas seguiram fazendo solicitações referentes a seus bairros, com as equipes da Prefeitura atuando para solucionar as demandas”, explicou.

Campello lembra que a Ouvidoria funciona essencialmente como um canal de entrada de solicitação de serviços. Com o passar dos meses, é possível identificar as pessoas que mais participam e registram solicitações. Os mogianos que quiserem fazer solicitações na Ouvidoria possuem vários canais. É possível usar o WhatsApp (97133-1999), uma página no Facebook (Ouvidoria de Mogi das Cruzes), além do aplicativo eOuve (disponível para Android e iOS), que permite aos cidadãos terem acesso ao serviço pelo celular. Isso sem falar no tradicional telefone 156.

Pelo WhatsApp, basta o cidadão adicionar o número 97133-1999 e incluir a Ouvidoria entre seus contatos. Logo abaixo do ícone, aparecem as informações sobre como registrar as solicitações: basta informar o nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail (se houver). Também é necessário passar o endereço do local reclamado e fazer uma descrição da ocorrência. Caso a pessoa deseje, é possível solicitar o sigilo das informações passadas à Ouvidoria.

O mesmo acontece com o Facebook. Na página ‘Ouvidoria de Mogi das Cruzes’, o internauta recebe informações sobre o serviço. Da mesma forma que pelo WhatsApp, é possível registrar solicitações fornecendo os dados pessoais e utilizando mensagens privadas. Cerca de 2,2 mil pessoas já curtiram a página da Ouvidoria no Facebook, que a cada dia recebe mais seguidores.

O eOuve já tem seu funcionamento consolidado, podendo ser baixado pelas plataformas Android e Apple. O aplicativo oferece a possibilidade de registrar a demanda e acompanhar seu andamento. Quando o pedido é solucionado, a pessoa recebe uma notificação e ainda pode analisar como foi a qualidade do atendimento.

Este conjunto de ferramentas disponibilizadas aos cidadãos tem como objetivo responder a um desafio central que a Prefeitura possui na área de zeladoria: receber as demandas da população o mais rápido possível e buscar soluções com igual agilidade. “Ao ser informada sobre um problema com dados precisos, a Administração Municipal tem condições de fazer a triagem e determinar soluções igualmente rápidas, que efetivamente cheguem às ruas, satisfazendo as pessoas”, finalizou o ouvidor. (Marco Aurélio Sobreiro)