Parque Municipal abrirá de segunda a sábado durante a programação de férias

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

07 de janeiro de 2019

A partir desta terça-feira (08/01) até o dia 2 de fevereiro, o Parque Municipal permanecerá aberto de segunda a sábado, das 9 às 14 horas, como parte da programação Férias no Parque. O espaço recebe visitantes aos finais de semana, mas com as férias escolares e o aumento da procura a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente decidiu ampliar os dias de visitas, que são gratuitas e contam com monitores. Para entrar no parque é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a febre amarela.

Os interessados podem ir diretamente ao Parque Municipal, sem a necessidade de agendamento. As visitas ao espaço acontecem após o reconhecimento da Área de Proteção Ambientel (APA) Serra do Itapeti, que ocorreu no dia 30 de novembro do ano passado. Com a novidade, todos os 5,1 mil hectares da Serra do Itapeti passaram a ser uma área de proteção, o que significa, na prática, aumento na fiscalização e o repasse do chamado ICMS ecológico, que beneficiará a cidade.

É uma oportunidade para os mogianos reverem o Parque Municipal, um espaço que faz parte da história de Mogi das Cruzes. Nas décadas de 70 e 80, o parque tinha características de área de lazer, com lagos artificiais, pedalinhos e teleférico. A partir da década de 90, a estrutura deu lugar a uma reserva com características de educação ambiental, com visitas monitoradas e a elaboração de um plano de manejo.

Durante as visitas monitoradas, ocorridas aos sábados, muitas pessoas aproveitam para matar a saudade do espaço. Na programação das férias escolares, quem quiser pode fazer as trilhas monitoradas, mas quem não estiver interessado pode aproveitar o parque como área de lazer. As trilhas começam como uma palestra, na qual os participantes aprendem um pouco sobre a história do parque e da Serra do Itapeti – onde a reserva está localizada, em seu topo.

Em seguida, acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Acompanhadas de um guia, as pessoas podem observar espécies como microorquídeas, ver saguis e admirar a vista do alto do parque, de onde é possível ver Mogi das Cruzes.

As pessoas têm a oportunidade de conhecer um local onde existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos. A recomendação é para que os participantes venham com calça, camisa e tênis confortáveis, além de levarem repelentes, lanche e água. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959.

Outras atrações

Os Parques da Cidade, Centenário e Leon Feffer também estão com uma programação especial durante os meses de janeiro e fevereiro, com atividades esportivas e de lazer. A participação da população é gratuita. Nesta terça-feira (08/01), por exemplo, a partir das 9 horas, haverá uma Clínica de Futebol Society, no Parque da Cidade. Já na quarta-feira (09/01), às 14 horas, será realizada uma Gincana e Recreação para crianças de 5 a 14 anos, também no Parque da Cidade.

Além de clínicas, aulas esportivas e gincanas, estão previstos três passeios ciclísticos: no dia 20 de janeiro, com saída e chegada no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos; no dia 3 de fevereiro, com percurso entre o Parque Centenário e Parque Leon Feffer, voltando ao Parque Centenário; e no dia 17 de fevereiro, partindo do Parque Centenário, indo até Sabaúna e voltando.

Outro destaque é a Caminhada Verde, que acontecerá no Parque Leon Feffer, aos sábados, dias 12, 19, 26 de janeiro e 2 de fevereiro, a partir das 8 horas. Já nos domingos, o parque receberá Festivais de Vôlei, Futebol de Areia e Futsal, além de Gincana de Capoeira. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também promoverá a Copa Verão de Futebol. O torneio terá a participação de 12 equipes e o vencedor ganhará a filiação gratuita à Liga Municipal de Futebol, que é parceira na realização da disputa. (Marco Aurélio Sobreiro e Luiz Maritan)