Peça do ProAC faz sua estreia em Mogi, no palco do Theatro Vasques neste sábado

Secretaria de Cultura

11 de julho de 2018
A Cia Sabre de Luz, que na foto encena Cinco Semanas em Um Balão, vai fazer a estreia de sua peça Da Terra à Lua neste sábado, às 11h e 16h, no Theatro Vasques

Mogi das Cruzes vai receber neste sábado (14/07) uma peça trazida pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), que está fazendo sua estreia nos palcos. É a montagem “Da Terra à Lua”, uma adaptação da literatura de Júlio Verne, assinada por Joyce Salomão. A atração faz parte da programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2018 e será apresentada em duas sessões: uma às 11h e outras às 16h, ambas no Theatro Vasques.

Quem protagoniza a montagem é a Sabre de Luz Teatro, uma companhia fundada em 2013 e que se dedica à pesquisa de autores clássicos, com o intuito de promover o incentivo à leitura. A cia investiga a linguagem do corpo como contador de histórias e nasceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, após dois anos de pesquisa e estudo acerca de artes visuais e performance.

A proposta do espetáculo teatral é apresentar a literatura de Júlio Verne em sua plenitude poética e filosófica. A trama se inicia a partir da meta de conquistar a lua, o que gera uma crise mundial e uma guerra interna, de análise do comportamento social da humanidade e a discussão sobre os interesses individuais versus um interesse coletivo.

“Da Terra à Lua”, logo, transmite a mensagem de que, para dar vida uma ideia revolucionária, é fundamental saber compartilhar ideias, fracassos e vitórias, permitindo a quebra de conceitos preestabelecidos e tornando o que parecia ser um interesse individual em uma vitória coletiva.

A Sabre de Luz desenvolve um trabalho de pesquisa junto ao público infantil, estudando sua atitude perante o mundo, sua forma de se relacionar com a vida, com a escola, com os amigos, a família, a Internet e consigo mesmo. E este projeto segue nessa linha de provocar algo, em vez de ditar conceitos e discutir a postura dos cidadãos e futuros cidadãos diante do ambiente vivido.

A personagem que dá início à narrativa é Doutor Barbicane, presidente do Clube de Canhão. É ele que tem a ideia revolucionária de transformar o maior de seus canhões em um projétil e atirá-lo para a lua. A proposta choca todo os países do mundo, que iniciam uma discussão a respeito. Alguns são contra e outros desejam o improvável: tripular o projétil.

Nesses desencontro de interesses e ideias, surge enfim um elemento com o qual todos concordam: a Terra não é mais a mesma e, para enxergá-la melhor, é necessário tomar uma distância.

Os interessados em assistir à peça devem chegar com uma hora de antecedência ao Theatro Vasques, para fazer a retirada de ingressos. A apresentação é voltada ao público infantil, mas pode ser conferida por pessoas de todas as idades. Assim como todos os eventos da programação do Festival de Inverno, a entrada é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)