Plataforma digital organiza informações e facilita planejamento do Semae

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

23 de maio de 2017

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes unificou dados de diversos setores numa única plataforma digital para melhorar o gerenciamento de serviços, receitas e despesas. O programa permite monitorar, compartilhar, analisar e consolidar dados. Com isso, a autarquia ganha em agilidade, já que o processo facilita a organização e a tomada de decisões.

O software é o Power BI (Business Intelligence, em inglês, e que pode ser traduzido como “Inteligência de Negócios”, ou “Inteligência Empresarial”), uma ferramenta desenvolvida para que empresas e organizações privadas e públicas gerenciem seu trabalho por meio de diferentes fontes de dados.

No Semae, o programa gera relatórios e controle de ordens de serviço, cadastro comercial, débitos, hidrômetros, corte e religação de água, leituras dos hidrômetros, fiscalizações, multas por infrações, almoxarifado, orçamento, receitas e despesas, consumo e distribuição de água.

Um exemplo da aplicação do Power BI está no Departamento Comercial. O programa permite a localização no mapa de cada dos mais de 120 mil hidrômetros da cidade e o tempo de uso de cada um deles, entre outras informações úteis para acompanhamento e gerenciamento do sistema.

Também é possível saber, quase que em tempo real, os serviços mais executados num determinado período, como reparo de vazamentos e cortes de ligação clandestina e quais os bairros onde há mais ocorrências, além do número de serviços por departamento.

A partir disso, é possível planejar investimentos e ações preventivas como manutenção e fiscalização.

“Ao ampliar o uso da tecnologia nós reduzimos custos operacionais, facilitamos e agilizamos a tomada de decisões, ampliando a margem de acerto devido aos dados consolidados e melhor analisados”, explica o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr.

“Estas são ações em que seguimos os eixos norteadores da gestão do prefeito Marcus Melo, que são Modernização, Transparência e Humanização do Atendimento”, completa o diretor.

O uso da tecnologia para redução de custos tem sido constante na autarquia, nos últimos anos. Recentemente, o Semae começou a enviar aos consumidores mensagens de celular para informar o andamento de processos como pedidos de ligações de água, revisão de valor de conta e outros procedimentos, diminuindo despesas com telefonia e correspondências.

A autarquia também adotou um moderno sistema de monitoramento e controle online das ordens de serviço para dar mais agilidade à distribuição e execução dos trabalhos realizados pelas equipes de manutenção.

Com o método, as informações sobre os serviços são enviadas aos telefones celulares dos agentes de serviços externos, com transmissão via internet. Além da economia de tempo, a ferramenta proporciona também o rastreamento das equipes e melhor gerenciamento de materiais, equipamentos e mão de obra. (Julio Nogueira)