Prédio da Prefeitura recebe subimpério da Festa do Divino Espírito Santo

19 de maio de 2017

O prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu na tarde desta sexta-feira (19/05) o subimpério da Festa do Divino Espírito Santo. A solenidade aconteceu no hall de entrada do prédio e contou com a presença do prefeito Marcus Melo e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

“A Prefeitura tem muita honra de receber o subimpério. É um momento de fé, de união e agradecimento pelas bênçãos que o Divino Espírito Santo derrama sobre nós e sobre nossa cidade”, afirmou Karin, que agradeceu especialmente a quatro pessoas responsáveis pela montagem do subimpério, Roberto Lemes Cardoso, Maria Lúcia de Freitas, Theresa Cristina Vaz e Marinês Piva.

O prefeito Marcus Melo destacou a importância do sentimento de união que a Festa do Divino traz para a cidade. “Temos de aprender, todos os dias, que aprender a perdoar, a levantar, a caminhar e a ter união a cada dia”, disse.

A Festa do Divino Espírito Santo começa na próxima quinta-feira (25/05) e acontecerá até o dia 4 de junho. O tema das festividades deste ano é “Divino Espírito Santo, guiai nosso caminho na fé e na unidade”. Os festeiros são João Pedro dos Santos Oliveira e Márcia Regina Pauletti Oliveira, enquanto Sérgio Paschoal Gomes e Nilda Cristina de Lima Gomes são os capitães-de-mastro.

“A mensagem que a festa nos traz é a possibilidade de a igreja, o poder público e a sociedade trabalharem juntos pelo bem, invocando a Deus e à fé”, disse o bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini.

A Festa do Divino de Mogi é uma das maiores e mais antigas do Brasil, com mais de 400 anos. A abertura acontece no dia 25,  com a solenidade de levantamento do mastro, bênção das bandeiras e abertura do Império na praça Coronel Almeida. A programação segue diariamente, com as alvoradas a partir das 5 horas, a quermesse, a partir das 18h30, e as missas na Catedral de Santana, às 19h30.

A Entrada dos Palmitos, ponto alto da parte folclórica da festa, será no dia 3 de junho, a partir das 9 horas. A festa se encerra em 4 de junho, Domingo de Pentecostes, com a procissão do Divino, a missa de Pentecostes e a cerimônia de incineração dos pedidos e fechamento do Império. (Luiz Maritan)