Prefeito apresenta demandas de produtores mogianos ao secretário estadual de Agricultura

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

08 de fevereiro de 2019
O prefeito Marcus Melo reuniu-se com o secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, acompanhado pelos secretários de Agricultura, Renato Abdo e do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de . . .

As principais demandas apontadas por produtores rurais de Mogi das Cruzes por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) foram apresentadas pelo prefeito Marcus Melo ao secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira na tarde desta quinta-feira (070/02). O encontro na sede da Pasta estadual na capital paulista também demonstrou o alinhamento entre os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo Estadual.

“Desenvolvemos um diálogo aberto com os produtores para que eles nos apresentassem suas principais demandas. O levantamento feito pelos conselheiros municipais está nas mãos do secretário e podemos ver que muitos pontos caminham na direção do que está sendo desenvolvido pelo Estado”, disse o chefe do executivo. Um documento com o levantamento dos conselheiros foi protocolado junto à Secretaria de Estado.

Os pontos de destaque do documento são o processo de outorga de água e licenciamento ambiental, o selo de inspeção sanitária de origem animal e a reestruturação da Assistência Técnica e Extensão Rural. O secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, destacou que o trabalho feito pelo CMDR tem como objetivo unir esforços para desenvolver projetos que possam beneficiar todos os agricultores.

Em uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela administração municipal por meio do Mogi é Agro, o projeto Novos Caminhos chamou a atenção do secretário estadual. “Mogi das Cruzes tem um trabalho muito alinhado ao que queremos fazer pela agricultura paulista e podemos fazer parcerias para projetos, que podem ser referências para o Estado”, disse o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

O chefe do executivo, junto ao secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, também apresentou a proposta da criação de uma linha de fomento de materiais destinados à manutenção das estradas rurais. “Já temos os equipamentos e os profissionais, a linha de fomento seria para o acesso à pedra, brita e outros materiais para a manutenção das estradas rurais, reduzindo o custo deste trabalho”, explicou o titular da Pasta mogiana.

Participaram da reunião a Juliana Cardoso, coordenadora estadual da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (CATI), Juliana Cardoso e o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. (Kelli Correa Brito)