Prefeito Marcus Melo acompanha Dia do Afogado em escola de período integral

17 de maio de 2018

Em uma ação de valorização da cultura local, as 205 escolas municipais serviram no cardápio o tradicional afogado, prato típico da Festa do Divino Espírito Santo, que acontece até o dia 20 de maio. O prefeito Marcus Melo, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, acompanhou as atividades na EM Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa.

O afogado foi aprovado pelos alunos. “As crianças aprovaram o afogado, um prato típico da nossa Festa do Divino, que tem mais de 400 anos de tradição na cidade. É uma forma de que os alunos saibam mais sobre a cultura e história de Mogi das Cruzes”, disse o prefeito, que também acompanhou as atividades realizadas pelos alunos em período integral.. A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito Juliano Abe e a secretária de Educação, Juliana Guedes.

A unidade escolar, que atende 318 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, faz parte do Programa Escola de Tempo Integral. Os alunos trabalharam o tema com cartazes e estudo sobre os ingredientes. “As crianças adoraram o prato e fizemos um trabalho em sala de aula e nas oficinas”, disse a diretora é Meire Midori Omura Bittencour, que foi acompanhada pela vice-diretora Adriana Fernanda da Silva e a coordenadora pedagógica Rosa Maria Fusco Ferreira.

Para a preparação do prato, que foi servido para mais de 45 mil alunos nesta quinta-feira (17/05), foram utilizados 1.724 quilos de carne, 1.708 quilos de batata, 836 quilos de farinha de mandioca, além de salsão, louro, jiló e pimentão. A merenda escolar mogiana é referência de qualidade. Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o governo federal. São cerca de 185 mil refeições feitas e distribuídas diariamente. (Kelli Correa Brito)