Prefeito Marcus Melo acompanha Dia do Afogado em escola de período integral

17 de maio de 2018
A equipe da escola recebeu o prefeito, junto à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, o vice-prefeito Juliano Abe, a secretária de Educação, Juliana Guedes e as profissionais do Departamento . . .

Em uma ação de valorização da cultura local, as 205 escolas municipais serviram no cardápio o tradicional afogado, prato típico da Festa do Divino Espírito Santo, que acontece até o dia 20 de maio. O prefeito Marcus Melo, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, acompanhou as atividades na EM Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa.

O afogado foi aprovado pelos alunos. “As crianças aprovaram o afogado, um prato típico da nossa Festa do Divino, que tem mais de 400 anos de tradição na cidade. É uma forma de que os alunos saibam mais sobre a cultura e história de Mogi das Cruzes”, disse o prefeito, que também acompanhou as atividades realizadas pelos alunos em período integral.. A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito Juliano Abe e a secretária de Educação, Juliana Guedes.

A unidade escolar, que atende 318 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, faz parte do Programa Escola de Tempo Integral. Os alunos trabalharam o tema com cartazes e estudo sobre os ingredientes. “As crianças adoraram o prato e fizemos um trabalho em sala de aula e nas oficinas”, disse a diretora é Meire Midori Omura Bittencour, que foi acompanhada pela vice-diretora Adriana Fernanda da Silva e a coordenadora pedagógica Rosa Maria Fusco Ferreira.

Para a preparação do prato, que foi servido para mais de 45 mil alunos nesta quinta-feira (17/05), foram utilizados 1.724 quilos de carne, 1.708 quilos de batata, 836 quilos de farinha de mandioca, além de salsão, louro, jiló e pimentão. A merenda escolar mogiana é referência de qualidade. Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o governo federal. São cerca de 185 mil refeições feitas e distribuídas diariamente. (Kelli Correa Brito)