Prefeito Marcus Melo apresenta o Programa+Mogi Ecotietê a entidades e associações

10 de dezembro de 2018

O prefeito Marcus Melo recebeu no gabinete, nesta segunda-feira (10/12) pela manhã, representantes de entidades e associações da cidade para apresentar o Programa+Mogi Ecotietê - um conjunto de ações e investimentos para estimular o desenvolvimento e o crescimento planejado da região leste do município. Participaram da reunião integrantes do Ciesp, Associação Comercial, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEAAMC), Sindicato Rural, Creci e Sescon.

“É um prazer receber a visita de vocês aqui, para apresentarmos este projeto e falar um pouco sobre o futuro de Mogi das Cruzes. O Programa+Mogi Ecotietê foi desenvolvido pensando no futuro da cidade, no crescimento organizado daquela área, que está em Cezar de Souza. Queremos conciliar o desenvolvimento econômico com a qualidade de vida que sempre tivemos em Mogi”, disse Melo, ao lado dos secretários municipais Cláudio de Faria Rodrigues (Planejamento e Urbanismo) e Aurílio Caiado (Finanças).

O Programa+Mogi Ecotietê está baseado em três eixos: socioambiental, saneamento básico e mobilidade e desenvolvimento urbano. O socioambiental prevê a construção de dois novos parques (localizados na rua Antonio de Almeida e na avenida Francisco Rodrigues Filho), além da ampliação do Parque Centenário e da recuperação das áreas verdes próximas ao rio Tietê. O investimento total será de R$ 14,5 milhões.

Já o eixo de mobilidade e desenvolvimento urbano inclui a construção da avenida Parque (Corredor Ambiental Ecológico Sustentável - CAES), sistema de vias e intervenção urbanística em Cezar de Souza. Outra ação será a implantação de 30 quilômetros de ciclovias interligando os parques e o Corredor Ambiental Ecológico Sustentável, bem como a construção de uma passarela sobre o rio Tietê. No total, serão 6,2 km de CAES, 3 novas transposições e ciclovias, com um investimento de R$ 143,9 milhões.

Na área de saneamento básico, o Programa+Mogi Ecotietê prevê a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, que passará de 142 para 460 litros por segundo. Também serão implantadas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto em Cezar de Soua, além do saneamento ambiental do Córrego Lavapés e Córrego dos Corvos.

O investimento nas ações de saneamento será de R$ 145,6 milhões. Com outros R$ 61,3 milhões reservados para desapropriações, gestão e supervisão técnica, o investimento total do programa será de R$ 365,3 milhões (veja a apresentação completa no final da página). Os recursos serão pleiteados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O secretário Aurílio Caiado explicou que o município possui capacidade de endividamente e pagamento, enquanto Claudio Rodrigues destacou o enorme potencial de crescimento sustentável do projeto. Já o prefeito Marcus Melo observou que todo o trabalho vem sendo realizado a partir de um diálogo com a Câmara Municipal, que irá analisar a proposta.

Repercussão

Os participantes da reunião gostaram do que viram. O arquiteto Paulo Pinhal, da Associação dos Engenheiros Arquitetos e também do Colégio de Arquitetos, lembrou que o programa traz as propostas e também o modo como será executado: “A região leste de Mogi está precisando de atenção. Esse ganho que vamos ter, com mais parques e mobilidade, só vai engrandecer a cidade. O desenvolvimento tem que ser não só privado, mas ter a particpação pública também”, observou.

O representante do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Minoru Mori, disse que as soluções apresentadas na área de mobilidade favorecerão o setor agrícola: “É excelente, pois teremos mais opções viárias para desafogar a produção rural vinda de Cocuera e Salesópolis”, disse. O presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Marco Zatsuga, também elogiou a proposta: “A região oeste da cidade vem recebendo investimentos e é importante que sejam feitas ações na área leste, com mais dois parques e novas vias. Será um novo vetor de desenvolvimento, frisou.

Também da Associação Comercial, José David Abílio destacou o fato de o projeto estar ligado ao rio Tietê, com propostas para preservá-lo e estimular o crescimento organizado em seu entorno: “O programa é muito bom e tenho certeza de que teremos muito desenvolvimento e investimentos naquela região”, disse. O mesmo pensamento é o de Max Oliveira, do Sescon: “É uma iniciativa que certamente vai ajudar a atrair a iniciativa privada, o que significará geração de empregos e mais investimentos em Mogi das Cruzes”, pontuou. (Marco Aurélio Sobreiro)