Prefeito Marcus Melo pede mais vagas para Etec e Fatec de Mogi das Cruzes

09 de janeiro de 2018
Marcus Melo destacou a importância de oferecer oportunidades aos jovens por meio da educação de qualidade, durante reunião com Laura Laganá (Guilherme Berti/PMMC)

O prefeito Marcus Melo reuniu-se nesta terça-feira (09/01) com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, em São Paulo, e solicitou a criação de novas vagas para a Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas e também para a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes. Melo esteve acompanhado do presidente da Câmara, Pedro Komura, e dos secretários municipais Juliana Guedes (Educação) e Dirceu Lorena de Meira (Serviços Urbanos). A dirigente regional de Ensino, Rosania Morroni, e o vereador Jean Lopes também participaram da reunião de trabalho.

“Estamos trabalhando para oferecer oportunidades aos jovens e Mogi das Cruzes conta com um sistema educacional diversificado, formado pela rede municipal e também por unidades ligadas ao Governo do Estado. Nossa Etec é referência para os jovens que buscam educação profissionalizante e a Fatec consolidou-se como uma opção de ensino superior de qualidade, além de gratuito. A cidade cresce diariamente e temos de trabalhar de forma integrada, proporcionando formação aos jovens e uma sequência de ensino que possibilite inserção no mercado de trabalho, que aliás é cada vez mais competitivo”, disse o prefeito.

Laura Laganá ressaltou que a Etec mogiana é uma das mais antigas e tradicionais do Estado, ao passo que a Fatec já conta com um corpo docente e diretivo consolidado. A Etec oferece cursos de Administração, Comércio, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Turismo, Mecânica, Nutrição e Secretariado. Já a Fatec proporciona aos alunos graduação nas áreas de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Recursos Humanos, Logística e Tecnologia em Gestão Empresarial.

Ela ressaltou que um dos objetivos do Centro Paula Souza é ampliar o atendimento ao aluno do ensino médio que optar pela educação profissionalizante e destacou a importância das parcerias positivas como a que existe com Mogi das Cruzes.

O prefeito mogiano falou sobre os projetos desenvolvidos atualmente na cidade, como o Polo Digital e a ampliação no sistema de creches, além dos números do ensino em período integral. Laura Laganá recebeu material com informações sobre o número de alunos mogianos matriculados na rede municipal, a oferta de cursos profissionalizantes e projetos como o ensino de música nas escolas. “Realmente, são ações mostram a preocupação da cidade com a área educacional”, disse Laura Laganá.

Para Melo, o processo de formação das futuras gerações passa por uma educação integrada em todos os níveis, desde o ensino nas creches até a formação universitária. “Isso passa pela Prefeitura e também pelo Governo do Estado, por isso solicitamos mais vagas e queremos desenvolver um trabalho cada vez mais integrado”, finalizou o prefeito. (Marco Aurélio Sobreiro)