Prefeitura abre licitação para requalificação viária na região central

Secretaria de Mobilidade Urbana

15 de abril de 2019
Prefeito Marcus Melo assinou a abertura da licitação para a contratação do projeto executivo para obras de requalificação viária da área central (Junior Lago/PMMC)

O prefeito Marcus Melo abriu, na manhã desta segunda-feira (15/04), a licitação para a contratação do projeto executivo para obras de Requalificação Viária da Área Central de Mogi das Cruzes. A iniciativa prevê melhorias e a implantação de estrutura de transporte coletivo em ruas e avenidas da região central que recebem a passagem de ônibus.

O investimento estimado para a execução do projeto executivo é de R$ 320 mil. A previsão é que 20 ruas e avenidas sejam beneficiadas. O projeto executivo irá determinar as ações que serão feitas em cada um dos locais.

“Nosso objetivo é requalificar, melhorar e saber as nossas necessidades, Mogi das Cruzes é uma cidade que continua crescendo e é importante oferecer um transporte público de qualidade para a população. Na semana passada, tivemos a vinda do Expresso Leste para Mogi das Cruzes em todos os horários, temos ônibus novos que foram apresentados pelas empresas, inclusive com espaço para dois cadeirantes. É um trabalho contínuo”, explicou Marcus Melo.

As intervenções compreendem melhorias de pavimentação, novos abrigos com estrutura mais moderna e sustentável, totens informativos, plataformas de embarque e desembarque, modernização semafórica, travessias iluminadas, rampas acessíveis e novas sinalizações horizontal e vertical.

“O projeto irá apontar uma série de melhorias nestes corredores com o objetivo de facilitar o trajeto dos ônibus. Também teremos um novo modelo de abrigo, com painéis fotovoltáicos, cobertura com proteção UVA/UVB, fechamento lateral com material transparente, porta USB para carregamento de aparelhos eletrônicos”, disse o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que fez uma apresentação do projeto.

O secretário lembrou ainda que as vias que receberão a requalificação também serão ligações do Corredor Leste-Oeste com os Terminais Central e Estudantes. Com isso, novas linhas de ônibus serão criadas para atender a população pela avenida das Orquídeas, que está em fase final de construção.

Outra intervenção que está prevista para a melhoria do transporte coletivo na região é a construção da Estação de Transferência, na praça Oswaldo Cruz. A intervenção prevê a implantação de uma nova cobertura com painéis fotovoltáticos que poderiam gerar energia solar para iluminar a praça, plataforma para embarque e desembarque, além de piso com acessibilidade.

Esta intervenção faz parte da renovação urbanística da região central da cidade, que está em andamento com melhorias nas praças Oswaldo Cruz e Sacadura Cabral e a construção da praça Diego Leme Chavedar.

Também participaram do lançamento da licitação o vice-prefeito Juliano Abe, os vereadores Jean Lopes, Carlos Evaristo e Antonio Lino, além dos secretários municipais de Gestão, Marcos Regueiro, de Governo, Marcos Soares, e de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, além do representante da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Mohamad Issa. (Luiz Maritan)