Prefeitura amplia áreas para lazer com unidades do projeto Bola na Rede

Secretaria de Esportes e Lazer

08 de julho de 2020
O projeto Bola na Rede já entregou 11 campos de futebol com outras estruturas para atividades de lazer para a população de Mogi das Cruzes desde 2017 (Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem trabalhando para oferecer equipamentos que trazem mais qualidade de vida e opções de lazer para a população da cidade. Uma destas iniciativas é o projeto Bola na Rede, que chegou à marca de 11 campos de futebol implantados, 5 deles entregues nos meses de junho e julho. Os espaços permanecem fechados e estarão à disposição da população após o período de restrições sociais para o combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

As últimas unidades entregues pela administração municipal são as da Vila Industrial, Parque Olímpico, Conjunto Cocuera e dos Complexos Esportivos da Vila da Prata e da Vila Ressaca. Além disso, em fevereiro, também foi entregue uma unidade no Complexo Esportivo Conjunto Residencial do Bosque.

A Prefeitura ainda tem previstas mais duas unidades para serem implantadas ainda neste ano e que atenderão o Conjunto Santo Ângelo e o Jardim Ivete. Com isso, serão 13 campos de futebol entregues para a população.

Lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2017, o projeto Bola na Rede tem como objetivo implantar e revitalizar campos de futebol em bairros da cidade. Além do espaço para a prática do futebol, as unidades também contam com outras estruturas de lazer e prática esportiva, de acordo com as características dos locais. Entre os equipamentos implantados estão Academias da Terceira Idade, quadras de streetball, pistas de caminhada e playgrounds.

Outro benefício do projeto é a revitalização de áreas públicas que estavam degradadas ou subutilizadas. Com as intervenções, os locais passaram a oferecer um equipamento público de qualidade para a população, não sendo mais um ponto de risco ou preocupação para a comunidade.

O primeiro campo entregue pelo projeto foi a Arena Água Verde, localizada no Jardim Camila e que teve sua inauguração em 2017. Já em 2018, foram implantados os campos da Vila Cléo, localizado na rua Maestro Benedito Olegário Berti, e do Jardim Santa Tereza, na rua Kazuo Sumizomo com avenida Shozo Sakai, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro.

No ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou a unidade do programa Bola na Rede no Complexo Esportivo Jardim Camila, no local popularmente conhecido como Buraco do Bidu, e no Jardim das Bandeiras, que fica na rua Fagundes Varella.

Estruturas

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura entregou o Complexo Esportivo Conjunto Residencial do Bosque em fevereiro. O local conta com campo de futebol society com grama sintética, Academia da Terceira Idade (ATI) e quadra de streetball. O investimento foi de R$ 278.513,22, sendo que R$ 250 mil são fruto de uma emenda parlamentar e o restante é contrapartida municipal.

A programação de junho começou na Vila Industrial, foi entregue o campo de futebol society Edson de Oliveira, na rua Professora Ana Maria Bernardes, ao lado do estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão. O novo campo de futebol, com grama sintética, teve investimento de R$ 393.386,17, entre recursos de emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura. Ele complementa estrutura esportiva da Vila Industrial, que também conta com a estrutura do estádio Nogueirão, a Praça do Basquete de Rua e o Centro de Ginástica Professor Adolfo Martini, que fica anexo à escola municipal.

No Parque Olímpico, a estrutura do projeto Bola na Rede fica no encontro das avenidas Júlio Simões e Municipal. O espaço conta com campo de futebol de grama sintética, quadra de streetball e playground. A praça que recebeu o campo também foi revitalizada e o investimento total nas intervenções foi de R$ 352 mil.

Já no Conjunto Cocuera, o campo fica na praça localizada na rua Ernesto Ferreli. Ela tem campo de futebol de grama sintética, quadra de basquete, ATI e playground. O investimento da Prefeitura no novo campo e nas melhorias do espaço foi de R$ 172.340,00.

O Complexo Esportivo da Vila da Prata atendeu uma antiga reivindicação da comunidade e fica na rua Joaquim Cardoso, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro. A estrutura, que campo de grama sintética, quadra de streetball, quadra de vôlei de areia e pista de caminhada. O investimento da Prefeitura no local é de R$ 357 mil.

O último local a ser entregue nesta etapa foi o Complexo Esportivo da Vila Ressaca, no encontro das ruas Antônio Fernandes e Clara Machado Neto. A nova estrutura tem campo de futebol, quadra de basquete, ATI e pista de caminhada. O investimento da administração municipal na estrutura implantada e na revitalização do espaço foi de R$ 348 mil.