Prefeitura amplia recursos para garantir atendimento aos pacientes de Covid-19

14 de abril de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está trabalhando intensamente para ampliar todos os recursos necessários e garantir atendimento integral aos pacientes mais graves da Covid-19. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu os primeiros 23 respiradores e mais 69 já foram solicitados. Outras medidas fazem parte das ações de enfrentamento à pandemia na cidade.

A entrega dos novos equipamentos é feita de forma gradativa, por conta dos pedidos em alta, mas a primeira remessa é suficiente para transformar um andar inteiro do Hospital Municipal em leitos de UTI. “Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde está atuando de forma estratégica para reduzir os impactos da demanda crescente. Todas as ações são baseadas em estudos e experiências de outros países”, explica o prefeito Marcus Melo.

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 20% dos pacientes com Covid-19 precisam de internação hospitalar e 5% de cuidados de terapia intensiva por desenvolverem a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), forma mais grave da doença. Os trabalhos da administração municipal tem como objetivo garantir atendimento para todos, por isso a importância do isolamento social.

“Mogi tem população estimada de 450 mil habitantes. Se 10% contraírem o vírus, serão 45 mil pessoas infectadas. Cerca de 5% podem desenvolver a forma grave da doença. Serão 2.250 mogianos precisando de tratamento intensivo”, explica o prefeito. Ou seja, os esforços da Saúde para ampliar os leitos na cidade devem seguir alinhados à colaboração da população.

Outra frente de trabalho é a montagem de uma Hospital de Campanha na Avenida Cívica, com capacidade para 200 leitos, ao lado do Ginásio Municipal. O atendimento será destinado a pacientes com casos leves e moderados de Codiv-19, que tiverem alta da Unidade de Terapia Intensiva e devem permanecer em observação em leitos de enfermaria, ou pacientes que precisam ser hospitalizados sem necessidade de permanecer em UTI.

Casos

Mogi das Cruzes já recebeu 494 notificações suspeitas de mogianos com Covid-19, dos quais, 315 casos foram descartados (sendo que 196 testaram negativo e 119 foram dispensados de coleta), 90 ainda aguardam resultados de exames e 89 casos testaram positivo. Entre os 89 mogianos comprovadamente infectados pelo novo coronavírus até o momento, 41 já se recuperaram, 37 são casos ativos e, infelizmente, 11 vieram a óbito.