Prefeitura de Mogi amplia postos de vacinação contra a febre amarela

12 de dezembro de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está ampliando de 12 para 17 o número de postos de saúde para a vacinação cautelar contra a febre amarela na cidade. O objetivo é facilitar o acesso da população e garantir ainda mais agilidade na imunização. A partir desta semana, a dose está disponível em 17 locais de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.

A vacinação cautelar é destinada para moradores da área 1, que compreende a região da Serra do Itapeti e proximidades, principalmente para quem vive em zonas rurais e perto dos parques. “Mogi das Cruzes teve cinco casos de macacos mortos, todos negativos para febre amarela, mas recebemos a notícia de um macaco positivo no município de Guarulhos. Isso serve de alerta para a nossa cidade porque essa é a rota do vírus, conforme estudos técnicos apresentados pela equipe do Governo do Estado”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A vacinação tem caráter preventivo e visa proteger prioritariamente a população que vive próximo da serra e mata, locais propícios para a circulação do vírus. Para isso, foram realizados mutirões de vacinação nos últimos dois sábados, dias 2 e 9 de dezembro, e agora a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando de 12 para 17 o número de unidades que realizam a vacinação contra a febre amarela.

Desde o dia 20 de novembro, quando a vacinação cautelar foi iniciada, Mogi das Cruzes imunizou 60.395 pessoas contra a febre amarela, o que representa 50,33% da meta estipulada para a primeira fase da imunização, que soma 120 mil pessoas. Somente no último sábado (09/12), foram aplicadas 9.749 doses.

A vacina contra a febre amarela agora é aplicada em dose única e válida por toda a vida. Mas não podem tomar a vacina mulheres amamentando bebês de até 6 meses, gestantes, crianças menores de 9 meses; pacientes com imunodepressão; pacientes com câncer; pacientes infectados com HIV; pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).

24 POSTOS DE VACINAÇÃO

De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30:

- PA Jardim Universo

- PA Jundiapeba