Prefeitura divulga ações para inovação e abre inscrições para a incubadora do Polo Digital

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

18 de maio de 2018

O empreendedorismo de inovação é um segmento em pleno crescimento na cidade. Para fomentar iniciativas nesta área, a Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, na manhã desta sexta-feira (18/05) no Cemforpe, o Sistema Municipal de Inovação, que conta com o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia – CMIT, o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia – FMIT e o Polo Digital de Mogi das Cruzes, ações importantes para movimentar o ecossistema de inovação da cidade. Durante o evento foram abertas as inscrições para a seleção das 10 startups, por meio de uma parceria entre o Polo Digital e o Sebrae-SP.

O prefeito Marcus Melo destacou os investimentos feitos pelo município neste novo eixo da economia. “O mundo tem mudado muito nos últimos anos. O processo de inovação e mudança veio para ficar e os mogianos têm que aproveitar as oportunidades. Criamos políticas públicas para fomentar este segmento, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de novas startups e porque não termos, no futuro, uma empresa unicórnio, aquelas que são avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, saindo de Mogi?”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, o programa mogiano ganha destaque por ser uma iniciativa do poder público. “Visitamos vários locais e os projetos geralmente são da iniciativa privada. A Prefeitura de Mogi tem um diferencial quando assume essa responsabilidade construindo políticas públicas para este segmento”, disse. O secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado, destacou a importância da iniciativa e disse que a Pasta será responsável pela operacionalização do Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia – FMIT.

O fundo está aberto para captações  de recursos de empresas e pessoas físicas para a área de inovação. A aplicação dos recursos será acompanhada pelos 13 membros do CMIT, que foram empossados nesta sexta-feira (18/05). Participam do conselho: quatro representantes do poder público (indicados pelo prefeito); três representantes das instituições de ensino superior, tecnológico e profissionalizante do Município; dois representantes de associações que atuam em prol da inovação na cidade e um representante do Sebrae do Alto Tietê. O evento contou com a palestra “iFood. Das ideias aos produtos digitais”, com Dario Dragone.

Incubadora e Startup Lab

Estudantes, empreendedores e empresários lotaram o auditório do Cemforpe, para o evento, que também contou com o anúncio da abertura do processo de seleção de 10 startups, que farão parte da incubadora do Polo Digital de Mogi das Cruzes. O processo seletivo foi explicado pelo coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi e o gerente regional do Sebrae-SP, Sergio Gromik. A seleção será feita por meio do programa Startup SP, do Sebrae-SP, que irá acompanhar os startupeiros por quatro meses no Polo Digital, onde os empresários poderão ficar por mais seis meses, totalizando 10 meses de incubação. As inscrições poderão ser feitas até 6 de julho.

Outro programa anunciado foi Startup Lab, que está sendo construído de forma colaborativa pelos membros do Polo Digital e tem como objetivo transformar ideias em novos negócios. Serão quatro semanas de atividade com 40 horas de duração. As inscrições para as primeiras 20 vagas deverão ser abertas ainda este mês.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Pedro Komura, o secretário municipal de Gestão e Gabinete, Marcos Regueiro e representantes do grupo Alto Tietê Valley, do segmento industrial e educacional da cidade, como ETEC Presidente Vargas, Fatec de Mogi das Cruzes e as universidades. (Kelli Correa Brito)