Prefeitura e Semae entregam sistema de abastecimento nas Chácaras Guanabara

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

11 de agosto de 2020

O prefeito Marcus Melo entregou, na tarde desta terça-feira (11/08), a primeira etapa de implantação de um sistema de abastecimento de água nas Chácaras Guanabara. O investimento do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) foi de R$ 2.283.110,63 na instalação de um reservatório de 400 mil litros e construção da casa de química para tratamento da água, ambos na rua Belo Horizonte.

O Semae já havia investido cerca de R$ 200 mil na perfuração de um poço de 92 metros de profundidade, com capacidade de produzir até 40 mil litros de água por hora e instalação de um conjunto de bombeamento e painel elétrico. Com isso, o investimento total na implantação do sistema para fornecimento de água é superior a R$ 2,4 milhões. Nesta etapa da obra, são atendidas cerca de 1.600 pessoas.

Antes da instalação do reservatório e operação do poço, havia apenas o uso de poços particulares e, nos últimos anos, o Semae enviava caminhões-pipa para reforçar o serviço. “O bairro Chácaras Guanabara vem recebendo muita atenção da Prefeitura em serviços de manutenção. É um bairro afastado, que fica atrás da Serra do Itapeti, e o abastecimento de água era um pedido muito antigo dos moradores. Quando fui diretor do Semae, desenvolvemos o projeto, fizemos o poço e agora estamos entregando o reservatório, melhorando muito a qualidade de vida”, afirmou Melo.

Esgoto
Além do abastecimento de água, o bairro Chácaras Guanabara está incluído no projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados e dispersos da malha urbana, que está sendo elaborado pelo Semae. Nesta etapa, estão sendo feitos os projetos para, posteriormente, a autarquia buscar recursos para as obras.

Os demais núcleos isolados contemplados serão Biritiba-Ussu, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Parque Varinhas, Quatinga, Taiaçupeba e Vila Mathias (Sabaúna). O investimento é de R$ 5,7 milhões, sendo R$ 4,6 milhões do Governo Federal e R$ R$ 1,1 milhão do Município (valor para a soma de todos os oito núcleos isolados). Os sistemas de esgotamento sanitário dos núcleos isolados serão semelhantes ao que foi implantado na Vila Andrade, em Sabaúna.

Pavimentação
Ainda nas Chácaras Guanabara, o prefeito Marcus Melo também vistoriou as obras de pavimentação de um trecho da rua Minas Gerais, uma das principais vias do bairro. O trecho beneficiado fica entre a rua Belo Horizonte e a rua São Paulo, e entre a rua Amazonas e a rua Belo Horizonte, com um total de 925 metros. O investimento da Prefeitura na obra é de R$ 1.339.277,40 e a empresa responsável pelos trabalhos é a MDR. Atualmente, ocorre a concretagem das calçadas entre as ruas Mato Grosso e São Paulo, além da instalação de piso tátil. (Julio Nogueira e Marco Aurélio Sobreiro)