Prefeitura evita invasão em terreno municipal no Jardim Santos Dumont

Secretaria de Segurança

15 de fevereiro de 2019

A Prefeitura de Mogi das Cruzes frustrou nesta quinta-feira (14/02) a tentativa de ocupação irregular de uma área municipal de 4,2 mil metros quadrados na rua Turquia, no Jardim Santos Dumont. O terreno está destinado a receber um equipamento público que será construído pela administração municipal para o atendimento da população da região do Oropó. A ação foi realizada por equipes de fiscalização das Secretarias Municipais de Segurança e de Planejamento e Urbanismo, com apoio da Patrulha Rural, da Guarda Municipal.

No local, foram demolidos um barraco de madeira pronto para ser habitado e uma construção de alvenaria com quatro cômodos que estava em fase final. Além disso, os funcionários da administração municipal retiraram cerca de 3 mil metros quadrados de cerca com mourões e arame farpado.

“Trata-se de um terreno público, que será utilizado para receber um equipamento que trará benefícios para toda a população. Além disso, ao impedir a ocupação irregular, também são evitados problemas sociais que podem repercutir no dia a dia de toda a comunidade”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

O secretário lembrou ainda que o combate a ocupações irregulares em Mogi das Cruzes é um trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura, em diversas regiões da cidade, principalmente em áreas de proteção ambiental e de risco.

Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).

Palmitos

Também nesta quinta-feira, a Guarda Municipal flagrou o corte irregular de palmito em uma área de mata no distrito de Jundiapeba. O caso aconteceu em um sítio na estrada do Machado.

Ao chegar ao local, a equipe da Patrulha Rural encontrou quatro homens realizando o corte da vegetação e foi recebida a tiros. Os responsáveis conseguiram fugir pela mata e o material foi apreendido.

“A fiscalização e as ações de combate a crimes ambientais são importante parte do trabalho desenvolvido pela Patrulha Rural. Temos registrados bons resultados, com o combate a ocupações irregulares e também flagrantes que evitam a degradação do meio ambiente”, disse o secretário Sales.

O caso foi apresentado à Delegacia de Investigações sobre o Meio Ambiente, onde foi registrado boletim de ocorrência. (Luiz Maritan)