Prefeitura inicia curso de formação para 40 novos guardas municipais

Secretaria de Segurança

24 de setembro de 2018

O prefeito Marcus Melo participou, na tarde desta segunda-feira (24/09), da aula inaugural do curso de formação de 40 novos guardas municipais recentemente contratados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O curso tem duração de 6 meses e é parte da formação obrigatória para que os novos guardas possam atuar nas ruas.

“A Prefeitura tem a responsabilidade de fazer com que as coisas funcionem, esta é a nossa atribuição. Temos uma postura de trabalhar de uma forma mais efetiva. Se antigamente a Guarda Municipal cuidava dos prédios municipais, hoje estamos cuidando da segurança de nossa população”, destacou Marcus Melo.

O prefeito fez uma apresentação sobre a cidade, com informações estatísticas e referenciais do município, além do atendimento que a Prefeitura oferece à população em diversas áreas. “A responsabilidade do município junto à área de segurança é uma demanda da sociedade que estamos cumprindo. Nosso compromisso é o de fortalecer a segurança em nossa cidade”, disse.

O comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), coronel Vágner Prado, o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, o secretário de Gabinete, Marcos Regueiro, e a comandante da Guarda Municipal, Thaís Nascimento, também participaram da aula inaugural.

A contratação dos novos guardas municipais faz parte de uma série de investimentos que a Prefeitura vem realizando para fortalecer e ampliar o trabalho da Guarda Municipal. No dia 30 de agosto, foram entregues 12 novas viaturas para a corporação, enquanto no mês de julho, ela já havia recebido uma viatura 4x4, que vem sendo utilizada pela Patrulha Rural. No ano passado, seis outras viaturas já haviam sido adquiridas.

A Guarda Municipal também ganhou grupos específicos de atuação. Este trabalho foi iniciado em 2017, com a criação das Rondas Escolares, que atuam nas regiões das escolas municipais. Já neste ano, foram criadas a Patrulha Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher, e a Patrulha Rural, voltada às estradas vicinais e regiões mais afastadas.

Outro destaque, foram as três novas bases criadas, no Terminal Central e nos Parques Centenário e da Cidade. Uma nova base será construída na praça Oswaldo Cruz, que terá uma central de monitoramento para as câmeras da região central, enquanto em Jundiapeba será implantado o Polo Municipal de Segurança, com uma base da Guarda Municipal, agilizando o atendimento para Jundiapeba e Braz Cubas.

Ainda na questão estrutural, será construída a Central de Inteligência da Guarda Municipal, que ficará na avenida Engenheiro Miguel Gemma. Ela será a nova sede da corporação e também receberá a Ciemp e a Defesa Civil.

O sistema de monitoramento também está sendo ampliado, com a implantação de 22 novos equipamentos. A Prefeitura também está em fase de testes para a integração de câmeras privadas à Ciemp. (Luiz Maritan)