Prefeitura recebe altar em homenagem a Santana, padroeira da cidade

16 de julho de 2019

O prédio da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu nesta terça-feira (16/07) o altar em homenagem à Santana, padroeira da cidade. A solenidade, que antecede a abertura da festa em homenagem à avó de Jesus Cristo, contou com a presença do prefeito Marcus Melo, da presidente do Fundo Social, Karin Melo, dos festeiros, capitães de mastro, funcionários municipais e fiéis.

A Festa de Santana é uma das mais tradicionais comemorações religiosas da cidade e acontecerá entre os dias 17 e 26 de julho, com atividades religiosas e quermesse. A abertura da festa acontece na quarta-feira (17/07), às 18h30, com o hasteamento do mastro na Praça Coronel Benedito de Almeida. Às 19h, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, celebra missa na Catedral de Santana.

“Mogi das Cruzes é uma cidade que cresceu ao lado de sua catedral e, com o tempo, manteve suas tradições. Hoje, estamos aqui para lembrar a nossa padroeira, a avó de Jesus. Nossas festas religiosas têm como característica manter a família e as tradições da cidade”, destacou o prefeito Marcus Melo.

O pároco da Catedral de Santana, padre Claudio Delfino, fez a benção do altar e destacou características de Mogi das Cruzes. “Congrega vários elementos. De cidade grande, ligada a São Paulo, e de cidade tranquila, de interior, que mantém viva suas tradições”, pontuou.

Os festeiros da edição deste ano serão Walter Zago Ujvari e Mariany Vicco de Oliveira Ujvari, enquanto os capitães de mastro serão Wilson Godoy Toledo e Silvania Aparecida Ruiz.

Entre os dias 18 a 25, a programação religiosa acontece com missas, às 19h. Cada dia, a celebração será feita por um sacerdote convidado da Diocese. Já a quermesse acontece entre 17 a 26 de julho, das 18h30 às 22h30, na praça Coronel Benedicto de Almeida.

No dia 26 de julho, o Dia de Santana e feriado municipal, acontecerá o encerramento da festividade, com a tradicional procissão que percorre ruas da área central a partir das 16 horas e depois retorna à Catedral, para a última missa.

Também participaram da cerimônia, os vereadores Mauro de Assis Margarido e Rodrigo Romão. (Luiz Maritan)