Prefeitura segue com obras de conservação urbana pelo megamutirão de zeladoria

Secretaria de Serviços Urbanos

21 de maio de 2019
A avenida Pedro Machado recebeu nova capa asfáltica e sinalização de solo, melhorando o tráfego no Mogi Moderno (Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo vistoriou, na manhã desta terça-feira (21/05), serviços de manutenção que estão sendo realizados na cidade, pela programação do megamutirão de zeladoria. A força-tarefa teve início em abril, com o término do período de chuvas e engloba diversos trabalhos, que estão sendo executados em pontos diversos da cidade.

Ao lado dos secretários municipais de Serviços Urbanos, Dirceu Meira, e de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, o chefe do Executivo visitou, a princípio, o mutirão de limpeza pública no Conjunto Residencial Nova Bertioga. Ao todo, 35 funcionários se espalharam pelo bairro, cuidando de trabalhos de varrição, roçada, raspagem e retirada de lixo e entulho.

Os trabalhos foram feitos em vias e áreas públicas, como a praça situada entre as ruas Henrique Pettena, Guaratuba e Indaiá e terrenos municipais. O Conjunto Seki, da CDHU, também recebeu os trabalhos de manutenção. Nesta quinta-feira (23/05), outra força-tarefa nos mesmos moldes será feita na Vila Cléo.

“Estamos com serviços espalhados por toda a cidade, com o objetivo de manter os bairros em boas condições. É obrigação do poder público ter essa atenção com a limpeza e a manutenção e o que queremos com esse mutirão é mostrar para as pessoas que a Prefeitura está nas ruas todos os dias, trabalhando para que tenhamos uma cidade mais limpa e bem cuidada”, destacou.

Desde o que mutirão teve início, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos já taparam 2 mil buracos, nivelaram e cascalharam 672 quilômetros de ruas de terra e estradas vicinais, capinaram 1,7 mil metros quadrados de áreas públicas e pintaram 69 mil metros de guias.

Outra obra visitada nesta manhã pelo prefeito foi o recapeamento da avenida Pedro Machado, que recebeu nova capa asfáltica entre as avenidas Brasil e dr. Deodato Wertheimer. Os serviços com asfalto foram finalizados na semana passada e a equipe da Secretaria de Transportes, na sequência, cuidaram da pintura da sinalização de solo.

A avenida Pedro Machado é a 11ª atendida pelo programa Asfalto Melhor, que também faz parte do megamutirão de zeladoria. Já foram recapeadas pelo programa vias como Dom Luiz de Souza, Augusto Belizário, Delphino Alves Gregório, a rua Lara, Dr. Corrêa, Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, Ferdinando Morroni, Prefeito Armindo Faustino de Mello e avenida João XXIII. A próxima via a ser contemplada será a avenida principal de Sabáuna, que já foi fresada no trecho entre a passagem de nível e a chegada à região central do distrito.

O megamutirão da Prefeitura contemplará ainda outros serviços, como a contenção de encostas no Botujuru, que está sendo licitada neste momento.

Na área de drenagem, um maquinário recém-adquirido pela Administração já garantiu a limpeza de 88 bocas de lobo e a desobstrução de 178 metros de galerias. Na rua Alício de Carvalho, que foi o ponto de partida para o megamutirão, já foi concluída a implantação de 300 metros de tubos de drenagem com 1,5 metro de diâmetro, que vão garantir um escoamento mais eficaz das águas pluviais, diminuindo a ocorrência de alagamentos.

Além disso, o megamutirão contempla a pavimentação asfáltica da rua Rodésia, que terá início nos próximos dias e também as obras de ligação da rua Brincos de Princesa, no Mogi Moderno, que criarão uma nova ligação direta entre as avenidas Pedro Machado e Jardelina de Almeida Lopes. (Lívia de Sá)