Profissionais de saúde de Mogi recebem curso do Sírio-Libanês na Escola de Governo

Secretaria de Saúde

28 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes está entre os 118 municípios brasileiros contemplados com o Curso de Especialização em Preceptoria no SUS e em Preceptoria de Residência Médica no SUS, promovidos pela Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio-Libanês em parceira com o Ministério da Saúde. A capacitação tem duração de um ano e é voltada para profissionais de nível superior na área da saúde.

A primeira aula foi ministrada nesta terça-feira (28/03), na Escola de Governo, e a abertura contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, do diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, Ricardo Bastos, do coordenador do Curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Henrique Naufel, e do diretor da Pró-Saúde, Agnaldo Corrêa.

“Juntar forças tem sido o pilar da saúde em Mogi das Cruzes. Por meio de parcerias, estamos implantando novos serviços, aprimorando serviços já existentes e ampliando ações de educação continuada para a qualificação dos nossos servidores”, pontuou o secretário.

O objetivo da capacitação é valorizar o exercício da preceptoria e construir a identidade do preceptor como alguém que facilita a aprendizagem. A proposta é também levar o profissional a contribuir para melhoria da atenção no Sistema Único de Saúde (SUS).

O preceptor é o profissional responsável por supervisionar, orientar e acompanhar as atividades realizadas pelos residentes nos serviços de saúde. Em Mogi das Cruzes, o curso irá qualificar 20 servidores, entre médicos, dentistas, enfermeiros e biomédicos. “Utilizados uma metodologia ativa, ou seja, os profissionais capacitados sairão daqui com projetos aplicativos para que a realidade comece a ser mudada, ainda que em longo prazo”, explicou Jerusa Moretti, facilitadora do curso. Segundo ela, em todo o Brasil, esta nova etapa da capacitação beneficiará 8,8 mil colaboradores SUS.