Programa de Planejamento Familiar promove palestra a moradoras no CIC Jundiapeba

28 de março de 2017

O Programa de Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta tarde de terça-feira (28/03), uma palestra no Centro Integrado de Cidadania (CIC), em Jundiapeba. O objetivo foi apresentar aos moradores daquela região os métodos contraceptivos e os serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde. A palestra foi ministrada pela enfermeira obstetra Gisele Franco Menichelli e contou com a presença de 46 mulheres.

Durante o evento, foram prestadas informações sobre métodos reversíveis e irreversíveis. Fazem parte dos reversíveis, os métodos hormonais ou de barreira, compostos pela pílula anticoncepcional, injeção, preservativos masculino e feminino e Dispositivo Intrauterino (DIU). Os casos de laqueadura ou vasectomia são métodos irreversíveis, encaminhados ao Pró-Mulher, seguindo critérios pré-estabelecidos.

Para fazer as cirurgias, agora disponibilizadas no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, é necessário atender às exigências do Ministério da Saúde, ou seja, ter no mínimo 25 anos e dois filhos registrados em seu nome (para os homens) e ter no mínimo 25 anos, pelo menos duas cesáreas anteriores ou alguma patologia de risco para gestação (para as mulheres).

Além de orientar sobre a prevenção da gravidez indesejada, o Planejamento Familiar presta informações sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis e Aids. "Infelizmente, há uma grande incidência de doenças sexualmente transmissíveis e a principal forma de prevenção é o uso do preservativo", explicou Gisele, que levou preservativos para distribuição aos interessados no final do evento.

Mensalmente, o programa realiza uma média de 30 reuniões educativas, 30 inserções de DIU e distribui mais de 70 mil preservativos masculinos e femininos. A partir deste mês, também são disponibilizadas oito cirurgias de laqueadura e duas de vasectomia no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.