Programa Formar, parceria entre a Prefeitura e a Fundação Lemann, atenderá mais de 45 mil alunos

22 de maio de 2018

O prefeito Marcus Melo assinou, na manhã desta terça-feira (22/05) no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Fundação Lemann para o desenvolvimento do programa Formar. A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes foi uma das cinco redes de ensino selecionadas pelo programa no primeiro semestre de 2018, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem de mais de 45 mil alunos mogianos.

O acordo terá três anos de duração com atividades realizadas a partir de três pilares: desenvolvimento de políticas públicas, formação continuada e tecnologia. A equipe técnica da Fundação Lemann já acompanha o trabalho da rede municipal de ensino mogiana desde março. “Desde o início da seleção, fiquei feliz com a participação de Mogi das Cruzes. Estamos trabalhando há dois meses com uma equipe entusiasmada e engajada com o programa”, disse a coordenadora geral de implementação do Formar, Fernanda Patriota Salles Ribeiro.

Para o chefe do executivo, o Formar é mais um passo no avanço da educação mogiana. “Este é um exemplo claro da busca por parceiros e de novas alternativas e conhecimentos para aprimorar nosso trabalho. A educação sempre foi bem cuidada em nossa cidade e nas últimas décadas tem se diferenciado. Esta parceria com a Fundação Lemann, que tem uma visão de investir na educação e capacitar os educadores, se alinha ao que nós também queremos para transformar o futuro das nossas crianças”, disse o prefeito.

O Formar é realizado desde 2016 e tem como objetivo final a melhoria da aprendizagem dos alunos. Para isso, ele promove e alinha esforços entre as secretarias de educação e as escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos. Fazem parte da iniciativa 22 redes de ensino das cinco regiões do Brasil.

“Assim como a Fundação Lemann, estamos em uma busca incessante pela qualidade da educação. Buscamos esta parceria porque acreditamos que podemos ir além e fazer a diferença na vida de nossas crianças. O trabalho da Lemann tem um viés de políticas públicas que vai impactar nos próximos 20 anos. Iniciamos agora e colheremos bons frutos no futuro”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

Em Mogi das Cruzes, o trabalho começou pela avaliação e proposição de política públicas, que deverão ser implantadas. No dia 29 de maio terá início a primeira etapa da formação continuada para as equipes gestoras de 35 escolas municipais. Na questão da tecnologia, a rede municipal também terá acesso ao programa QEdu Provas, parceiro da Fundação Lemann.

Participaram do evento o vereador Antonio Lino e os secretários municipais de Gestão e Gabinete, Marcos Regueiro, Agricultura, Renato Abdo e Finanças, Aurílio Caiado. (Kelli Correa Brito)