Programa Jogue Certo garante o descarte correto de medicamentos sem uso ou vencidos

13 de julho de 2018

A Prefeitura de Mogi das Cruzes conta com nove pontos para recolhimento de medicamentos de uso domiciliar vencidos ou sem utilização. Implantado em 2013, o Programa Jogue Certo tem como objetivo recolher estes produtos e garantir o descarte correto para evitar acidentes domésticos, contaminação do meio ambiente ou problemas de saúde pública.

Qualquer cidadão pode levar medicamentos vencidos ou sem uso para as farmácias de nove unidades de saúde: PA 24 horas Jundiapeba; PA 24 horas Jardim Universo; Posto de Saúde Vila Suíssa; Promeg - Programa de Medicamento (junto à Secretaria Municipal de Saúde); Ambulatório de Saúde Mental; Programa Municipal de DST/Aids; Unica Ambulatorial; USF Toyama e USF Jardim Aeroporto II.

“O objetivo é recolher estes produtos e dar o destino correto, que é a incineração, para evitar acidentes domésticos, contaminação do meio ambiente e outros problemas que podem ocorrer", explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Na prática, qualquer cidadão pode levar medicamentos vencidos ou sem uso para as farmácias de seis unidades de saúde, onde será preenchida uma ficha simples com informações sobre a origem do produto. Os locais foram escolhidos estrategicamente seguindo alguns critérios como facilidade de acesso, horário de funcionamento estendido, especificidade dos medicamentos dispensados pela unidade e a presença de um profissional da área Farmacêutica.

Confira os endereços do Programa Jogue Certo:

• UBS Vila Suíssa - avenida Ricieri José Marcatto, 310
  • PA 24 horas Jundiapeba - rua Vereador Nito Sona, 1.745