Programa Municipal de IST/AIDS  e Hepatites virais realiza distribuição de autotestes para HIV

06 de julho de 2020
Antes da pandemia do Coronavírus, ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis eram realizadas em diversos locais públicos

O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais aderiu, em caráter extraordinário, a proposta do Programa Estadual, de distribuição de autotestes para HIV. O foco principal é atender parte da demanda das ações externas que são realizadas semanalmente pelo Centro de Testagem Itinerante, mas foram canceladas por conta da pandemia.

A entrega de autotestes de HIV no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) é destinada a pessoas que se encontram em vulnerabilidade e exposição sexual.

Para receber o autoteste, o interessado deverá comparecer à UAPS 2 de 2ª à 6ª feira, das 08:00 às 15:00, na Avenida Fausta Duarte de Araújo, 412 – Centro de Mogi das Cruzes, onde passará por acolhimento com profissional capacitado, que fará a avaliação do caso. Lembrando que a oferta de autotestes não exclui a necessidade de identificação de outras demandas, tais como, investigação e tratamento de outras IST, principalmente a sífilis, por isso a necessidade da avaliação.

“Adotamos este fluxo de atendimento em virtude do momento em que vivemos. É um momento de diminuição de mobilidade e distanciamento social, em decorrência da pandemia. Também estamos buscando reduzir o tempo de permanência das pessoas em nosso serviço e agilizar o atendimento de suas necessidades, bem como do diagnóstico precoce do HIV”, explicou a enfermeira encarregada do Programa, Daniela Alves Martins.

O autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde, se assemelha aos testes rápidos executados no CTA, porém é importante ressaltar que o resultado isolado do autoteste não é definitivo, se for reagente (positivo), a pessoa deverá procurar um serviço de saúde especializado, para realização de testes complementares e início do tratamento caso resultado reagente se confirme.

Para esclarecer eventuais dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a UAPS II – Unidade de Atenção aos Programas de Saúde pelo telefone 4738-5876. (Vinicius Santana)