Programação do Junho Verde no final de semana terá Circuito Interparques e Caminhada Verde

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

23 de junho de 2017

A programação Junho Verde – iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes em comemoração ao mês do meio ambiente – terá eventos nos parques municipais neste final de semana. No sábado e domingo (24 e 25/06), os mogianos poderão conferir o Greenfite, um show de grafite com temas ligados à natureza. Outra atração para os dois dias é o Circuito Interparques, uma linha de ônibus que percorrerá os parques da cidade, com cobrança normal de passagem.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, comemora os bons resultados do Junho Verde e lembra que a programação irá até o final do mês: “Os eventos estão acontecendo diariamente, em toda a cidade, e incluem desde ações educativas, como plantio de mudas por parte dos alunos da rede de ensino, até eventos com debates mais aprofundados, como o lançamento do Programa Município Verde Azul e o Fórum de Resíduos Sólidos, que aconteceram na cidade e mobilizaram pessoas de vários municípios”, comenta.

O Greenfite poderá ser visto neste sábado (24/06), no Leon Feffer, e no domingo, no Centenário (25/06). Já o Circuito Interparques é um projeto experimental criado especialmente para o Junho Verde, como explica o diretor da Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre), André Miragaia. Ele lembra que, se houver bom movimento de pessoas, existe até a possibilidade de que a linha se torne regular. “Muitos mogianos gostariam de visitar o Parque Municipal e uma linha como essa facilita o deslocamento. Os mogianos estão convidados a conferir essa atração do Junho Verde”, frisa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a linha que fará o Circuito Interparques é circular e sairá do Terminal Estudantes. Ela percorrerá, em sequência, os parques Centenário, Municipal, Leon Feffer e Parque da Cidade, retornando para o Terminal Estudantes. Haverá seis horários de saída do Terminal Estudantes – 8h, 9h40, 11h20, 14h, 15h40 e 17h20.

Caminhada Verde e novo ecoponto

Para quem gosta de andar, uma atração da programação deste final de semana será a Caminhada “Por Dentro do Parque”, entre os parques Centenário e Municipal. A concentração acontecerá às 8 horas, no Centenário, com saída às 8h30 em direção ao Municipal. O trajeto tem 7,7 quilômetros. As 200 primeiras pessoas que se inscreverem ganharão uma camiseta e uma garrafa plástica (squeeze).

O telefone para as inscrições é o 4798-5963 e é preciso informar o nome, telefone e e-mail de contato. Para colaborar com a Campanha do Agasalho, a Secretaria Municipal do Verde solicita que as pessoas doem dois pares de meia. “Quem não conseguir se inscrever, mas mesmo assim quiser participar da caminhada, pode comparecer ao Centenário no domigo e percorrer o caminho entre os dois parques”, salienta o secretário Daniel Lima.

Já no dia 29 de junho, será inaugurado o terceiro ecoponto de Mogi das Cruzes, que funcionará na rua Manoel Fernandes, s/nº, em Jundiapeba. O equipamento permitirá que o moradores do distrito façam a destinação correta de materiais sólidos. Os outros ecopontos da cidade funcionam no Jardim Armênia e no Parque Olímpico. (Marco Aurélio Sobreiro)