Projeto de combate ao Aedes aegypti é desenvolvido em escola do Botujuru

20 de novembro de 2019
Ralos estão entre os locais que precisam ser verificados periodicamente para evitar o acúmulo de água parada (foto: Arquivo/PMMC)

O Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses da Prefeitura de Mogi das Cruzes está desenvolvendo um projeto diferenciado de prevenção ao Aedes aegypti na Escola Estadual Francisco de Souza Mello, no bairro do Botujuru. O trabalho reúne atividades de conscientização para eliminação de possíveis criadouros desenvolvidas por meio de ações educomunicativas.

O projeto “Educação e Saúde, Consciência e Atitude: Expandir o Olhar para Expandir o Mundo” começou em setembro com a formação do corpo docente da escola para os trabalhos pedagógicos coletivos e é resultado do curso Educom Saúde realizado por técnicos mogianos na Universidade de São Paulo (USP).

“O desafio proposto para os municípios participantes foi justamente um trabalho em comunidade. O principal objetivo é que a própria população possa se mobilizar em torno da prevenção às arboviroses”, explica a educadora em Saúde Pública, Andrea Oliveira Costa.

No início de outubro, as informações foram multiplicadas aos alunos, quando surgiu a proposta de um concurso interno de fotografia para mostrar situações e locais antes e depois da implantação das medidas de combate ao Aedes aegypti. Atualmente, os estudantes estão percorrendo diversos pontos do bairro para captação das imagens, que serão expostas nas redes sociais para votação.

A proposta deve motivar outras instituições. “Estamos no período propício para as ações preventivas, antes da chegada das chuvas intensas. Ideias como essa precisam ser divulgadas e valorizadas porque podem servir de exemplo para escolas, associações de bairro e outras instituições comunitárias da nossa cidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

Estas e outras atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses tem o objetivo de promover uma ampla atividade educativa de alerta à população sobre o impacto da proliferação do mosquito na saúde. Entre as principais orientações está a vistoria periódica de locais que possam acumular água parada, cobertura de caixas d’água e o descarte de materiais inservíveis.

Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes 584 notificações suspeitas de dengue, das quais 103 casos foram confirmados e 92 ainda aguardam resultados de exames. As ocorrências estão espalhadas por diferentes bairros da cidade.