Projeto de musicalização para deficientes visuais será lançado nesta sexta-feira

Secretaria de Cultura

22 de novembro de 2017
Grupo de deficientes visuais da cidade já estão tendo aulas de violino, como primeiro passo do projeto Novos Olhares, que será lançado nesta sexta-feira (Divulgação/ Carla Domene)

Nesta sexta-feira (24/11), às 16h30, será lançado o projeto Novos Olhares, uma ação da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que visa a inclusão e a oferta de oportunidades às pessoas com deficiência visual na cidade.

O projeto surgiu a partir da jornalista e locutora Carla Domene, que trabalha com um grupo de deficientes visuais e identificou em alguns uma grande sensibilidade auditiva e a vontade de se manifestar por meio da música.

Tendo como base o projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que já possui uma estrutura e amplo histórico no segmento instrumental, foi criada uma turma especialmente para esses alunos, que agora estão aprendendo violino.

As aulas acontecem uma vez por semana no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e são conduzidas pela violinista Bruna Larissa. Bruna foi uma das alunas que ingressou no projeto logo quando ele teve início, há 15 anos, e acabou seguindo profissionalmente a área da educação musical, além de atuar como monitora e auxiliar na parte administrativa do projeto Orquestra Sinfônica.

A experiência de trabalhar com deficientes visuais, contudo, é algo novo, tanto para os alunos, quanto para a monitora. O pouco tempo não esconde, contudo, a realização de todos os envolvidos, bem como a habilidade dos alunos com o instrumento.

A perspectiva, como conta o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, é fazer o grupo crescer e possivelmente no futuro ter na cidade um grupo de câmara composto por instrumentistas deficientes visuais. A princípio, o grupo se preparar para uma apresentação no dia 14 de dezembro, durante a realização de mais uma Cantata de Natal, que será a partir das 20h, na Catedral de Santana.

“Ainda estamos no primeiro momento, em que o grupo inicia as aulas, mas a ideia é buscar novas pessoas que tenham interesse de integrar o projeto e quem sabe futuramente possamos vir a ter um grupo de câmara formado inteiramente por deficientes visuais. Acima de tudo, o projeto prova que a limitação visual não é empecilho”, pontua o secretário.

Os alunos que compõem o grupo atualmente são Dirce Machado, Iolanda dos Santos, José dos Santos, Marcio Magalhães e Robson Sousa. (Lívia de Sá)