Projeto de revisão do Plano Diretor é encaminhado à Câmara Municipal

Gabinete

15 de outubro de 2019

O prefeito Marcus Melo encaminhou nesta terça-feira (15/10), no início da tarde, o projeto de lei de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes à Câmara Municipal. Melo esteve na sede do Legislativo ao lado do vice-prefeito Juliano Abe e do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, e entregou o projeto ao presidente da Casa, Rinaldo Sadao Sakai. A partir de agora, a proposta tramitará no Legislativo e vai ser analisada pelos vereadores mogianos.

“Mogi das Cruzes completou 459 anos e tem um Plano Diretor de 2006. O mundo mudou muito nesses últimos 13 anos e a cidade precisa acompanhar essa transformação, oferecendo oportunidades de empregos, facilidade para a atração de indústrias, além da responsabilidade ambiental, pois temos uma área verde e preservada muito grande. Precisamos preservar o rio Tietê e as represas, que contribuem para o abastecimento de toda a Grande São Paulo. A cidade precisa crescer, oferecer serviços públicos e essa revisão do Plano Diretor foi elaborada a partir de um diálogo intenso com as pessoas”, afirmou o prefeito.

O processo de revisão do Plano Diretor acontece desde 2017 e foi marcado por um longo trabalho de construção coletiva. Neste período, mais de 60 reuniões foram realizadas nos bairros de Mogi das Cruzes, além de reuniões técnicas com entidades representativas. O objetivo foi ouvir a sociedade mogiana para que o plano atenda às necessidades coletivas e proporcione um processo de crescimento organizado e planejado para o município.

Várias reuniões foram realizadas em diversos bairros da cidade, nas quais os moradores foram ouvidos. Nessas reuniões, técnicos da Prefeitura davam explicações sobre o tema e ouviam as sugestões dos moradores, que tinham total liberdade para se expressar e apontar pontos que necessitavam de melhorias em suas regiões específicas. Além disso, também foram realizadas reuniões técnicas com entidades como a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEAMC) para apresentação da proposta e coleta de sugestões.

O secretário municipal de Planejamento, Claudio de Faria Rodrigues, explica que o processo de revisão do Plano Diretor envolve uma série de aspectos importantes para o cotidiano, como como estimular o crescimento planejado do município, conciliando progresso e qualidade de vida. “A Prefeitura trabalhou para que esse processo fosse o mais transparente e democrático possível, ouvindo a sociedade e oferecendo uma proposta que contemple o maior número de soluções”, afirma.

Também estiveram na Câmara o chefe de gabinete e ouvidor geral, Romildo Campello, o secretário municipal de Governo, Marco Soares, e os vereadores Francimário Vieira, Taubaté Guimarães, Fernanda Moreno, Caio Cunha, Protássio Nogueira, Emerson Rong e Pedro Komura. (Marco Aurélio Sobreiro)