Quarta reunião do projeto “A Cidade é Aqui” será realizada nesta quinta (12/07), em Quatinga

Gabinete

12 de julho de 2018

O prefeito Marcus Melo realiza, nesta quinta-feira (12/07) uma reunião com moradores do distrito de Quatinga, a partir das 19h, na Escola Municipal Professor Adolfo Cardoso (Rua Antonio Rozendo de Lima, 363). Este será o quarto encontro do projeto “A Cidade é Aqui” – a cada 15 dias, a Prefeitura vai a um bairro para prestar contas daquilo que foi feito, sobre o que está planejado e também para ouvir a população.

Na reunião, o prefeito falará sobre projetos que beneficiarão a cidade de uma forma geral e também sobre melhorias pontuais para o distrito.

O Quatinga comemora neste mês de julho 21 anos da criação do distrito. São 80 quilômetros quadrados de área e 4.153 habitantes (estimativa 2018) que vivem em uma das regiões com mais qualidade de vida em Mogi das Cruzes. A Prefeitura também está presente com uma série de serviços públicos.

O distrito conta com três escolas que atendem educação infantil e ensino fundamental, localizadas no Quatinga, Pindorama e Barroso. A EM Dom Paulo Rolim Loureiro, em Pindorama, foi ampliada em 2012 e passou a atender também alunos em idade de creche (0 a 3 anos) em período integral.

Quatinga é atendido pelo projeto Novos Caminhos, ferramenta inovadora da Prefeitura de Mogi das Cruzes para o monitoramento e manutenção dos mais de 700 quilômetros de estradas vicinais do município. A iniciativa atende os produtores rurais e a comunidade local, facilitando o acesso dos serviços de saúde e o transporte coletivo e escolar.

As estradas vicinais que ligam o distrito de Quatinga a outras regiões da cidade recebem constantes trabalhos de manutenção, com a atuação da Administração Regional.

Só no mês de junho, foram 54.840 metros de estradas rurais locais contemplados com serviços de nivelamento: Estrada das Pedrinhas, Estrada Chaparral, Estrada Noboro Oyama, Estrada Taquarussu, Estrada Bento de Moraes Campos e Estrada Dois Irmãos.

A Secretaria Municipal de Segurança realiza a fiscalização constante para coibir a criação de loteamentos irregulares em áreas de proteção ambiental. O trabalho, que busca garantir a qualidade de vida dos moradores e produtores rurais, tem também a participação da Polícia Ambiental e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A segurança ganhará um reforço com a Patrulha Rural, que será implantada pela Prefeitura. Com o serviço, equipes da Guarda Municipal farão o patrulhamento das estradas rurais, aumentando a segurança dos moradores e produtores.

O campo de futebol localizado no centro do distrito vai receber melhorias da Prefeitura, dentro do projeto Bola na Rede. Em toda a cidade, 11 novos campos serão implantados e outros 11 serão recuperados.

A Academia da Terceira Idade do Quatinga oferece aulas gratuitas para os moradores às sextas-feiras, das 7 às 9 horas. As inscrições podem ser feitas no horário da aula. A ATI fica na rua Antônio Rosendo de Lima.

Esgotamento sanitário

Quatinga está incluído no projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados. Nesta etapa, estão sendo feitos os projetos para, posteriormente, o Semae buscar recursos para as obras.

Posto de Saúde

Para garantir melhoria contínua, qualidade e humanização no atendimento ao público, o Posto de Saúde de Quatinga passará por serviços de reforma, pintura geral e manutenções diversas. A Secretaria Municipal de Saúde e a empresa responsável trabalham atualmente no levantamento detalhado das demandas para planejamento, orçamento e cronograma da obra.

O projeto “A Cidade é Aqui” começou em maio, com um encontro com moradores do Rodeio. Também foram realizadas reuniões em Taiçupeba e Jundiapeba.