Recuperado após incêndio, Ecoponto do Parque Olímpico volta a receber materias

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

01 de março de 2017

O Ecoponto do Parque Olímpico voltou a receber materiais nesta quarta-feira (1º/3), depois de ser recuperado por conta de um incêndio de grandes proporcões ocorrido no dia 14 de fevereiro.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente fará uma campanha de orientação para os moradores, com o objetivo de explicar o que pode ser deixado no local e também o que não é recebido.

A secretaria instalou no local uma placa com orientações sobre o que é aceito no ecoponto: restos de construção, móveis e equipamentos domésticos, resíduos verdes (poda de árvores), resíduos contaminados (pilhas e baterias) e resíduos recicláveis (plástico, papel, metais, vidro e madeira). O ecoponto não aceita resíduos orgânicos, como restos de alimentos.

O secretário Daniel Lima explica que a campanha é importante, pois ainda há pessoas que confundem um ecoponto como um depósito de lixo. “Os ecopontos são espaços de consciência ambiental, onde as pessoas deixam objetos que seguem o caminho da reciclagem e deixam de ser descartados em terrenos e lugares impróprios”, lembrou.

Além disso, segundo ele, os funcionários que trabalham no local vão reforçar as orientações aos moradores.

O ecoponto do Parque Olímpico, assim como o do Jardim Armênia, fazem parte da estrutura de reciclagem do município. Mogi das Cruzes. Além desses dois locais, as Administrações Regionais de Biritiba Ussu, Quatinga, Sabaúna, Taiaçupeba também recebem materiais recicláveis.

Mogi das Cruzes produz uma média de 300 toneladas de lixo por dia. Desde junho de 2013, a cidade realiza o Programa Recicla Mogi, criado a partir de uma parceria com a cidade japonesa de Toyama, que possui tecnologia e experiência reconhecidos mundialmente na área.

Antes de 2013, Mogi das Cruzes reciclava cerca de 0,5% de seu lixo. Em 2017, este percentual já chegou a 6%.

Cata-Tranqueira

Outra ação com este objetivo é o Programa Cata-Tranqueira, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A iniciativa já está consolidada em Mogi das Cruzes e faz o recolhimento, em bairros e datas específicas, de materiais e objetos sem uso pela população. Os moradores são avisados com antecedência para poderem separar o que será recolhido.

Realizado semanalmente, o Cata-Tranqueira recolhe uma média de 40 toneladas de material por mês. A próxima edição do Cata-Tranqueira acontecerá no sábado, dia 4 de março, e atenderá o Jardim Lair 1, 2 e 3, Jardim Aeroporto 1, 2 e 3, Jardim Santos Dumont 1, 2 e 3 e Conjunto Santo Ângelo. (Marco Aurélio Sobreiro)