Reunião técnica inicia trabalho do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito na cidade

Secretaria de Mobilidade Urbana

24 de fevereiro de 2017

A Secretaria Municipal de Transportes recebeu, nesta quinta-feira (23/02), a visita de técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria de Estado de Governo para a primeira reunião técnica do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito na cidade. Mogi das Cruzes foi uma das cidades que, em janeiro, assinaram o protocolo de intenções para fazer parte da iniciativa que busca diminuir em 50% o número de mortes no trânsito.

Durante o encontro, os técnicos dos órgãos estaduais fizeram uma explicação sobre a atuação do programa e um diagnóstico sobre a ocorrência de acidentes com mortes no território do município. É a partir destes dados, obtidos por meio do programa Infosiga, que reúne informações sobre acidentes de trânsito no estado de São Paulo.

“Esta ferramenta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito será muito importante para a definição de projetos a serem executados na cidade, uma vez que ela permite um detalhamento das ocorrências pelos mais diversos parâmetros, como idade, horário, tipo de veículo, se a vítima é homem ou mulher, entre outros, permitindo o cruzamento instantâneo dos dados, de maneira online”, explicou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel.

A partir da análise destes dados, o município elaborará um plano de ação a ser desenvolvido, com os investimentos a serem executados com recursos a serem repassados pelo Governo do Estado, por meio de um convênio a ser celebrado. Os trâmites para o preenchimento dos documentos necessários para o convênio, para a apresentação de propostas e prestação de contas também foram explicados pelos representantes dos órgãos estaduais aos técnicos da Prefeitura. No total, o Governo do Estado tem R$ 100 milhões para investimentos, que serão divididos entre as cidades.

Nos anos de 2015 e 2016, de acordo com os dados apresentados no diagnóstico, o número de mortos em acidentes de trânsito no território de Mogi das Cruzes manteve-se estável, com 71 ocorrências a cada ano.  O índice engloba os casos ocorridos tanto nas vias urbanas quanto nas estradas que cortam o município.

“Os projetos a serem apresentados pela Prefeitura devem ser voltados à área de jurisdição municipal e, obrigatoriamente, uma das ações deve ser voltada à segurança do pedestre. Além disso, para as estradas, o movimento permite uma maior interlocução com os órgãos estaduais”, disse Rangel.

O secretário lembrou ainda que será organizado um Comitê Local de Segurança Viária, com representantes de Secretarias Municipais ligadas ao tema, como as de Transportes, Educação e Saúde, além de órgãos como as polícias, Corpo de Bombeiros e Conselho de Segurança (Conseg). (Luiz Maritan)