Reunião temática sobre Cultura no projeto Participa Mogi discute desafios do setor na cidade

Gabinete

21 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Representantes do setor cultural de Mogi das Cruzes participaram, na noite desta quinta-feira (20/07), da reunião temática sobre o tema no projeto Participa Mogi, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O prefeito Marcus Melo e o secretário Mateus Sartori participaram do encontro que reuniu cerca de 50 pessoas no auditório do prédio-sede da administração municipal.

O prefeito recebeu uma carta assinada por representantes do setor cultural de toda a cidade com reivindicações e sugestões para políticas públicas para o segmento, além de ouvir as demandas apresentadas pelos agentes culturais e explicar as questões relativas ao orçamento municipal.

“A reivindicação de mais recursos para a Cultura é muito justa, mas é preciso ser transparente. Como prefeito, gostaria muito de poder ampliar a verba da Cultura, da Segurança, da Educação, da Saúde e de outros setores, mas temos uma limitação por conta da queda de arrecadação que não é exclusiva de Mogi, ocorre em todo o País.”, destacou o prefeito.

Exatamente por isso, o prefeito se dispôs a intermediar uma reunião entre os representantes da área cultural com empresários da cidade, para iniciar um trabalho de captação de recursos na iniciativa privada.

“Muitos empresários desconhecem que podem destinar parte dos impostos devidos para projetos culturais e podemos trabalhar esta questão Tenho visitado muitas indústrias aqui de Mogi até para iniciar um relacionamento com seus representantes e me comprometo a intermediar um encontro para que vocês possam apresentar seus projetos”, disse.

Marcus Melo considerou a reunião extremamente importante para que o setor cultural da cidade possa avançar. “Foi um diálogo muito aberto, muito franco e a cidade precisa disso. O prefeito e os secretários não são os donos da verdade e nem possuem as soluções para todos os problemas. Precisamos construir, buscar as soluções em conjunto e é preciso elogiar demais a participação de todos que vieram para este debate, que poderiam ficar em suas casas, mas se dispuseram a participar deste encontro. Isso me deixa muito esperançoso”.

Participa Mogi

O programa busca incentivar a participação da população na busca de soluções para os problemas da cidade. Ele prevê dois tipos de reuniões. As temáticas acontecem na Prefeitura e possuem questões específicas a serem discutidas com especialistas e representantes da comunidade. Já as territoriais são feitas diretamente nos bairros, com participação dos moradores, do prefeito e secretários, com assuntos diversificados.

Estão previstos encontros temáticos sobre Esportes (08/08), Educação (10/08), Emprego (15/08), Segurança (22/08), Infraestrutura e Saneamento (24/08), e Inclusão e Responsabilidade Social (29/08). Já foram realizadas reuniões sobre Transporte e Mobilidade Urbana, Saúde e Cultura.

Já nos bairros, o programa Participa Mogi terá reuniões setoriais na Vila Industrial, no dia 1º de agosto, e em Jundiapeba, no dia 17. Nesta modalidade, já foram realizados três encontros nos bairros até aqui. No dia 30 de maio, a discussão aconteceu na região do Oropó, envolvendo os bairros Jardim Aeroporto, Jardim Santo Dumont, Jardim Layr e Jardim Planalto. Já no 22 de junho, foi a vez dos moradores do Rodeio, Vila Oroxó, Mogilar, Ponte Grande, Jardim Aracy e Residencial Itapety participarem da ação. Por fim, no dia 11 de julho, o encontro aconteceu com moradores do Botujuru. (Luiz Suzuki e Luiz Maritan)