Saúde distribui kits de prevenção de DST e Aids para clubes e eventos carnavalescos

24 de fevereiro de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, está distribuindo aos clubes que realizarão bailes e gritos de Carnaval kits contendo materiais de prevenção e orientação sobre sexo seguro. O trabalho faz parte das ações da equipe para reduzir a vulnerabilidade da população em adquirir doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, realizado tradicionalmente nesta época do ano. Já foram entregues 7.840 preservativos masculinos, 880 preservativos femininos e 2.640 frascos de gel lubrificante.

"Fizemos contato com clubes que anunciaram bailes carnavalescos e vamos deixar o material nestes estabelecimentos para que sejam disponibilizados aos foliões", explica a enfermeira Daniela Alves Marins. Os kits contém preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folder com orientações de prevenção.

Durante todo o mês de fevereiro, o material alusivo à Campanha de Carnaval está sendo distribuído nas atividades itinerantes e também na sede do programa. Nas últimas terças (14 e 21/02), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) esteve no estacionamento do Supermercado Shibata, em Cezar de Souza, e na sede da Abomoras – Associação Beneficente Onde Moras, entidade especializada no atendimento às pessoas em situação de rua, respectivamente. A unidade promove ações de prevenção e diagnóstico, com a oferta de exames para HIV, sífilis e hepatites B e C para o público presente.

A unidade mantém, ainda, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que oferece atendimento médico para crianças (de zero a dois anos, filhos de mães soro positivas), adolescentes e adultos, inclusive gestantes, portadores do HIV. A equipe é composta por médicos, enfermeiras, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicóloga, educadora, técnica de laboratório e farmacêutica. Os pacientes contam, ainda, com atendimento odontológico especializado em pacientes portadores de HIV.

O Programa Municipal de DST/Aids funciona de segunda a sexta-feira na UAPS 2, que fica na rua Fausta Duarte de Araújo, nº 412, no Jardim Santista. O telefone é 4738-5876.