Saúde promove capacitação de planejamento familiar para médicos e enfermeiros

29 de abril de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta semana uma capacitação sobre planejamento familiar para profissionais da Rede Básica. O objetivo é facilitar o acesso da população às informações sobre os métodos contraceptivos em função de avanços mais recentes, como a realização de cirurgias de laqueadura e vasectomia no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

A Capacitação do Protocolo de Planejamento Familiar Revisado foi ministrada para médicos e enfermeiros que atuam em todos os Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família (USF) da cidade. “A principal mudança é que as orientações sobre métodos contraceptivos não cirúrgicos passam a acontecer na própria unidade, o que possibilitará a ampliação do atendimento aos grupos com indicação para métodos cirúrgicos”, explica a enfermeira obstetra Gisele Franco Menichelli, do Programa de Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde.

Fazem parte dos contraceptivos não cirúrgicos, os métodos reversíveis, hormonais ou de barreira, como pílula anticoncepcional, injeção e os preservativos masculino e feminino, para os quais, a orientação será realizada nas próprias unidades de saúde.

Já os casos com indicação para cirurgia de laqueadura ou vasectomia, que são métodos irreversíveis, e a implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), serão encaminhados ao Pró-Mulher, seguindo critérios pré-estabelecidos.

Para fazer as cirurgias de laqueadura e vasectomia, agora disponibilizadas no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, é necessário atender às exigências do Ministério da Saúde, ou seja, ter no mínimo 25 anos e dois filhos registrados em seu nome (para os homens) e ter no mínimo 25 anos, pelo menos duas cesáreas anteriores ou alguma patologia de risco para gestação (para as mulheres).

Mensalmente, o programa realiza uma média de 30 reuniões educativas, 30 inserções de DIU e distribui mais de 70 mil preservativos masculinos e femininos. Desde março, também são disponibilizadas oito cirurgias de laqueadura e duas de vasectomia no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.