Saúde realiza reunião técnica sobre vacinação contra a Covid-19

Secretaria de Saúde

21 de janeiro de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta manhã de quinta-feira (21/01), uma reunião com representantes dos hospitais públicos e privados que atendem pacientes Covid-19 na cidade. O objetivo foi informar e esclarecer sobre os procedimentos técnicos relacionados à vacinação contra o novo coronavírus que, neste momento, será priorizada para os profissionais que atuam na linha de frente. Por enquanto, não há doses disponíveis para nenhum grupo nos postos de saúde.

A reunião foi conduzida por uma equipe da Vigilância Epidemiológica, composta pela chefe da Divisão, Lilian Peres Mendes, a médica Tereza Nihei, e as enfermeiras Betânia Winckler Gouvea e Lívia Rocha do Rio. “Neste momento, o objetivo principal da campanha é vacinar os profissionais de saúde para a manutenção dos serviços de atendimento”, informou Lilian.

Ela explicou que todos os profissionais de saúde serão contemplados, no entanto, diante da remessa reduzida de doses, a campanha está começando com quem atua na linha de frente, atendendo e cuidado pacientes com o novo coronavírus em hospitais e pronto socorros. Como acontece anualmente na vacinação contra a gripe, esses trabalhadores serão imunizados diretamente em seus locais de trabalho. 

No encontro, os representantes dos hospitais puderam conhecer mais detalhes técnicos sobre a vacina, sua forma de aplicação e contraindicações. A primeira remessa recebida na noite de quarta-feira (20/01), contém apenas vacinas CoronaVac, o imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A vacina foi aprovada pela Anvisa no domingo, dia 17/01, e deve ser aplicada em duas doses (com intervalo de 21 dias). 

A primeira vacina contra o coronavírus foi aplicada em Mogi das Cruzes na noite de quarta-feira, às 20h40, uma hora depois da chegada das doses na cidade. O enfermeiro do Pronto Atendimento Covid-19 do Hospital Municipal, Davi Chaves de Oliveira, 49 anos, foi o primeiro a receber a vacina. Em seguida, mais nove profissionais, incluindo o secretário municipal de Saúde, o médico Henrique Naufel, também foram imunizados. 

A vacinação continuou no Hospital Municipal nesta quinta-feira (21/01), quando um total de 40 profissionais receberam a vacina, até às 17 horas. Nos demais hospitais e pronto socorros, a imunização será iniciada nesta sexta-feira (22/01), já que as equipes responsáveis aguardavam por todas as instruções e normas técnicas necessárias. 
É importante ressaltar que o município segue todas as determinações dos Governos Estadual e Federal para a aplicação da vacina. As próximas fases dependem do envio de novas remessas, mas a Secretaria Municipal de Saúde fará ampla divulgação pelos canais oficiais e meios de comunicação.