Secretaria de Cultura oferece curso sobre cultivo de orquídeas no inverno

Secretaria de Cultura

12 de julho de 2017
O curso sobre cultivo de orquídeas no inverno será no dia 22 de julho, no Parque Centenário, e os interessados devem se inscrever até o dia 20

Neste mês de julho, Mogi das Cruzes está promovendo a 9ª edição do Festival de Inverno Serra do Itapety, com dezenas de atrações que movimentam a cidade em seus espaços culturais. Dentro desta agenda, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Turismo, oferecerá um curso sobre cultivo de orquídeas, com ênfase nos cuidados durante o inverno.

O curso será ministrado por Masuji Kayasima, renomado orquidófilo da cidade, que se dedica ao cultivo e estudo das microorquídeas há mais de 50 anos. O pesquisador é proprietário de um sítio que, além de contar com uma vasta coleção de microorquídeas, recebe turistas de vários locais do Brasil e do exterior regularmente. O Paraíso das Microorquídeas, como é intitulado o espaço, abriga cerca de 10 mil exemplares de orquídeas de mais de 800 espécies diferentes, sendo algumas descobertas do próprio cultivador, como a espécie que ele nomeou em homenagem à sua esposa Laura (Miltonia spectabilis semi-alba ‘Laura Kayasima’).

A propriedade, já estabelecida como atrativo turístico local, oferece, mediante agendamento, recepção com café rural aos visitantes e monitoria especializada por parte da própria família Kayasima, com uma trilha repleta de orquídeas e outras espécies de árvores e flores plantadas pelo proprietário.

O curso será ministrado no formato de palestra expositiva, com demonstrações de manipulação e cuidados com as flores de forma didática, não exigindo dos participantes conhecimentos aprofundados no cultivo de plantas ou qualquer tipo de material específico.

Conforme programação no site da Secretaria Municipal de Cultura, o curso será realizado das 9h às 11h do dia 22 de julho, no Museu das Cidades Irmãs, situado no Parque Centenário da Imigração Japonesa. Haverá sorteio de orquídeas no dia do evento.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail turismogi@pmmc.com.br ou pelos telefones 4798-5078, 4798-5196, 4790-5142 e/ou 95039-7978 da Coordenadoria de Turismo, entre os dias 12 e 20 de julho. As vagas são limitadas.